Nova diretoria da Federação da Saúde de SP toma posse

19/12/2014

Aproximadamente 200 pessoas marcaram presença na solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que defenderá os interesses da categoria durante os próximos cinco anos. O evento aconteceu  no Faro Hotel, em São José dos Campos.

Paulo Pimentel, PP, presidente do Sintrasaúde de Santos, mais antigo sindicalista da Baixada Santista, é o vice-presidente da entidade sindical de segundo grau, e foi empossado durante a solenidade. A federação continuará sendo presidida por Edison Laércio de Oliveira. “O ano de 2015 será muito difícil para os trabalhadores e a luta  será muito grande”, disse Paulo Pimentel.

Para dar posse aos novos diretores, foi convidado o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah. Na solenidade Patah cumprimentou os dirigentes e disse que é a primeira vez que dá posse a uma federação.

Em seu discurso, Patah se dirigiu aos presentes lembrando que a Federação representa 600 mil trabalhadores da saúde no Estado. Segundo ele, “vivemos um momento em que o Governo está anunciando grandes mudanças, o que significa austeridade”, por isso os sindicatos, filiados à Federação, precisam ter a capacidade de fazer com que as promessas feitas em campanhas eleitorais sejam cumpridas e lutar para que o Governo não mexa nos direitos dos trabalhadores e não diminua ainda mais os empregos disponíveis no País, como a aprovação da jornada de 30 horas e o piso nacional para a enfermagem.

E concluiu: “Meus companheiros, o momento de posse é de reflexão. São cinco anos de muito trabalho para desenvolver em prol de uma categoria que é fundamental e que atende o que é mais essencial para o povo brasileiro, a saúde. Essa federação tem história e construiu muitas questões fundamentais em favor dos trabalhadores”,.

Edison falou que muitas vezes o trabalhador da saúde é impedido de salvar vidas por causa da falta de estrutura nos hospitais e que isto precisa mudar, como muitas coisas já mudaram ao longo de décadas. Entre elas, a semente plantada em 1989 pela federação para se criar a NR-32, norma que regulamenta a segurança do trabalhador. “Em 1996, fizemos o maior projeto de educação para o trabalhador que esse País já teve e que foi copiado pelo Ministério da Saúde na época do ministro José Serra.”

Fonte: Diário do Litoral