UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretário de Trabalho da Bahia Recebe representantes da UGT-BA


26/01/2015

Diretores da União Geral dos Trabalhadores (UGT-BA) e o presidente da FECOMBASE visitaram, nesta terça (20), o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes. Objetivo do encontro foi colocar a central sindical à disposição da Setre na pauta conjunta de ações no mundo do trabalho, assim como apresentar alguns pleitos dos trabalhadores.

 

O presidente da UGT Magno Lavigne e o presidente da Federacão, Marcio Fate, apresentaram uma pauta para apreciação do secretário Álvaro Gomes, solicitando o apoio da Setre. “Hoje, representamos mais de 130 entidades no Estado e temos algumas preocupações de ordem trabalhista”, afirma Magno.

 

Os sindicalistas referem-se, especialmente, à situação dos trabalhadores do Derba (ex-autarquia da Secretaria de Infraestrutura da Bahia) e da Ebal (Empresa Baiana de Alimentos), extintas com a reforma administrativa da Administração Pública”.

 

Ao lado dos companheiros Joselino Aguiar e Márcio Fatel, o presidente da UGT-Bahia disse que o trabalhador não pode ser prejudicado com a reestruturação do Estado. “Estivemos com o presidente da Ebal para saber qual o destino da empresa e queremos salvaguardar os interesses de mais de dois mil trabalhadores. Por isso, é que viemos aqui buscar o apoio da Setre para intermediar esta e outras questões”.

 

Álvaro Gomes destacou o seu total interesse no estabelecimento de uma relação harmônica e com base no diálogo entre a Setre e o movimento sindical. “A Setre está disposta a melhorar as relações de trabalho no Estado, e para isso vamos realizar tudo o que estiver ao nosso alcance nesse sentido”, garantiu.

 

No caso da Ebal, o secretário estadual do Trabalho e Esporte afirmou que vai analisar os caminhos a serem seguidos, pois a decisão da reforma administrativa definida pelo governador Rui Costa é a de reduzir os gastos da máquina pública.

 

Ele lembrou que a decisão final sobre a Ebal ainda não foi tomada, havendo duas ideias em debate: “poderá haver um processo de privatização das lojas ou, então, a exploração através do modelo de franquia das unidades. Mas posso assegurar que vou me esforçar para evitar prejuízo para os trabalhadores”.

 

Secretário defendeu que uma das metas da sua administração é o fortalecimento da qualificação profissional dos trabalhadores “Este é nosso maior desafio, vez que temos dificuldades com recursos”.

Os representantes da UGT ainda apresentaram mais duas propostas para análise do secretário: a implantação do piso salarial regional para os trabalhadores na Bahia, e a possibilidade de criação de uma coordenação na Setre que trate, exclusivamente, das questões de interesse do movimento sindical. As duas propostas serão apreciadas pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte.


Categorizado em: UGT - Bahia,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.