UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Justiça suspende ação contra família de Costa


26/01/2015

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, determinou a suspensão por 60 dias de uma ação penal contra os familiares do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

 

O motivo é a negociação de acordos de delação premiada --nos quais acusados revelam detalhes de crimes em troca da reduções de pena.

 

A colaboração dos parentes do ex-diretor faz parte do acordo de delação de Costa, já homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

 

A decisão da Justiça atende a pedido do Ministério Público Federal que, em dezembro, informou que os acordos de colaboração com os parentes de Costa ainda não haviam sido homologados.

 

"O MPF enfatizou que os acordos de colaboração entre esse órgão e as filhas e genros de Paulo Roberto Costa possivelmente refletirão no presente feito, requerendo a suspensão da presente ação penal por 60 dias", escreveu Moro na decisão.

 

São réus no processo as filhas de Costa, Ariana Azevedo Costa Bachmann e Shanni Azevedo Costa Bachmann, e os genros do ex-diretor, Marcio Lewkowicz e Humberto Sampaio de Mesquita.

 

Eles são acusados dos crimes de lavagem de dinheiro e de tentativa de destruir provas no dia em que o ex-diretor da Petrobras foi preso pela primeira vez, em março do ano passado.

 

PARTICIPAÇÃO

 

Os familiares ajudaram Costa a abrir contas para esconder recursos desviados da Petrobras, segundo um dos depoimentos do executivo no acordo de delação premiada e documentos enviados pelas autoridades da Suíça, onde ele tinha US$ 23 milhões.

 

A conta no país europeu foi aberta em nome do executivo, de sua mulher e de uma das filhas. Os genros assinaram a documentação para criar uma outra conta no Royal Canadian Bank, nas ilhas Cayman --paraíso fiscal no Caribe--, que tinha saldo de US$ 2,8 milhões.

 

O despacho de Moro não deixa claro se os acordos de delação dos familiares já foram homologados e se os depoimentos já estão em curso.

 

Fonte:Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.