UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dólar alto ainda não beneficia exportadores


05/03/2015

Desejo da indústria e de exportadores brasileiros, a alta do dólar se tornou realidade - com valorização de 25% em um ano e 10% só em 2015 -, mas ainda tem um efeito limitado para alavancar esses setores.

 

Segundo especialistas e líderes empresariais ouvidos pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, além de apenas corrigir as distorções acumuladas pelo controle cambial feito pelo governo, a valorização vem seguida de volatilidade, incertezas e ainda carece de medidas complementares para trazer benefícios concretos.

 

"A desvalorização deveria vir acompanhada de outros instrumentos para que exportações brasileiras voltassem a ser mais dinâmicas", diz o diretor de pesquisa econômica da GO Associados, Fabio Silveira. "Como essas outras ações só devem se materializar no médio e longo prazos, a alta do dólar melhora apenas a competitividade e está longe de trazer o equilíbrio para um crescimento."

 

O estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno, considera que a desvalorização rápida do real é "danosa para a indústria" no curto prazo, justamente por gerar incertezas e ainda inflação, em um cenário já turbulento para a economia. "No curto prazo não dá para saber qual nível o câmbio se estabilizará e ainda não se sabe como o governo agirá."

 

Na opinião do presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, o dólar em torno de R$ 2,90 pelo menos evita a entrada de manufaturas estrangeiras no País e melhora o desempenho local. Mas, com a crise do mercado interno, a exportação se tornou fundamental para a receita do setor.

 

Fonte:Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.