UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Após cancelar fala do 1º de maio, presidente não grava para o PT


04/05/2015

Após cancelar, pela primeira vez, pronunciamento em rede nacional para o Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff decidiu também não gravar participação para o programa nacional do PT, que será exibido na televisão nesta terça-feira (5).

 

Segundo a Folha apurou, o gesto de Dilma irritou petistas, que pressionavam a presidente a fazer uma fala no programa do partido.

 

A participação do ex-presidente Lula inicialmente não estava prevista, mas ele acabou gravando para o programa que vai ao ar.

 

Até este domingo (3), não estava decidido se a peça, que ainda está em edição, incluiria imagens e passagens da presidente.

 

Esta será a primeira vez que Dilma deixa de fazer uma gravação dirigida para o programa do PT.

 

A presidente decidiu não se expor no 1º de maio porque o Planalto temia a reedição de um panelaço durante sua fala, como ocorreu no dia 8 de março.

 

Dilma foi alvo de manifestações em 12 capitais enquanto discursava por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

 

No ano passado, Dilma e o PT atacaram a oposição durante o programa da legenda em cadeia nacional na TV.

 

Em uma de suas falas, a presidente assegurou que combateria a corrupção e que teria "mão firme" no controle da inflação.

 

Em 2013, Dilma e o ex-presidente Lula protagonizaram um dueto, intercalando falas.

 

Na peça do partido, Dilma afirmou que o desafio era consolidar o Brasil como país de classe média.

 

Em 2012 e 2011, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o tempo de propaganda do PT.

 

MAL-ESTAR

Nos bastidores, petistas interpretaram a decisão de Dilma como uma tentativa da presidente de se descolar do PT após a prisão do tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto. Ele é suspeito de ter recebido propina de empreiteiras contratadas pela Petrobras no governo Lula.

 

Vaccari foi preso no último dia 15 porque, segundo despacho da prisão, poderia continuar incorrendo em crimes, uma vez que continuava como tesoureiro do partido.

 

Para o Planalto, assim que a Operação Lava Jato citou Vaccari no esquema investigado, em novembro, o PT deveria ter afastado o tesoureiro do cargo para evitar mais desgaste para a legenda.

 

Já interlocutores do governo justificam a ausência de Dilma do programa como uma forma de blindar a presidente, "preservando a sua imagem".

 

Assessores defendem que no momento ela apareça publicamente somente em agendas positivas, como anúncios de obras e projetos federais.

 

Auxiliares da presidente afirmam ainda que a reaparição da petista precisa ser "medida" e "analisada" para não ter efeito contrário e agravar a situação do governo em meio a crises econômica e política e os escândalos de corrupção.

 

 

Fonte: Folha de S. Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.