UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

CNPL apresenta, em São Paulo, Fórum Sindicalismo, Política e Cidadania


26/05/2015

A Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, através de seu Comitê de Formação promove, nos dia 28 e 29 de maio, no auditório do SINDICONT/SP - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, localizado na praça Ramos de Azevedo, 202, Centro,  um fórum de formação voltado para temas que abordem o universo do Sindicalismo, Política e Cidadania.

 

Como em todas as ações de formação, qualificação, capacitação e atualização profissional da CNPL, o fórum percorrerá as regiões brasileiras, direcionado aos dirigentes de entidades representativas das profissões liberais, mas sendo facultado, também, às demais categorias profissionais de trabalhadores.

 

Sindicalismo, Política e Cidadania

A escolha dos temas e debates que pautarão a realização desse curso oferecido pela CNPL tem tudo a ver com o excepcional momento pelo qual atravessa o nosso País, sob qualquer ponto de vista que venha a ser observado.

 

As carências são tão profundas, as urgências são tamanhas, que no entendimento da entidade, formar novas lideranças sindicais é uma tarefa inadiável e indelegável, mas sem esquecer também do processo permanente de qualificar, capacitar e atualizar os atuais dirigentes sindicais das profissões liberais, para que estes disponham de novas ferramentas que os auxiliem na difícil tarefa de bem representar o trabalhador com eficiência, transparência e dignidade.

 

“O movimento sindical como um todo, em sua busca pela retomada do protagonismo político e social que lhe é de direito, não pode, em hipótese alguma, descuidar da tarefa diuturna de formar quadros que autentiquem a força e a responsabilidades das classes trabalhadoras com o desenvolvimento do Brasil”, reforça Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da CNPL.

 

Assim, com o intuito de instrumentalizar o dirigente sindical das profissões liberais, além de outras categorias profissionais que assim o desejarem,  o curso Sindicalismo, Política e Cidadania oferecerá dois dias de uma grade curricular bastante intensa, variada e consistente.

 

No dia 28/5, logo após a abertura do evento, que será realizada pelo presidente da CNPL, que falará sobre a entidade, sua atuação e seus posicionamentos políticos, começa o primeiro painel, “A história dos movimentos sociais e o sindicalismo brasileiro na atualidade – conquistas e desafios”, ministrado pelo escritor e Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio.

 

Logo após, é a vez do professor da UFRGS e pesquisador do CNPq, Fernando Ferrari abordar aspectos econômicos com sua palestra “Política econômica em escala global”; feita a abordagem sob a ótica socioeconômica, chega a vez de o professor da UNESP-Marília e pesquisador do CNPq, Giovanni Alves apresentar o painel, “Posicionamento / Divisão de classe: quem somos e quem representamos? De que lado estamos?” , que encerra o primeiro dia de curso em clima de debates e descobertas de grandes aspectos da história das relações de trabalho e do  sindicalismo.

 

Sindicalismo em movimento e transformação

O primeiro painel do segundo dia (29/5), será apresentado pela consultora Zilmara Alencar, especialista em relações de trabalho e assessora Jurídica e Sindical da CNPL, que debaterá o tema “As entidades sindicais e as transformações no mundo do trabalho”, onde a tônica é o repensar do movimento sindical e a retomada do protagonismo social e político.

 

Na sequência será apresentado o painel “A CNPL e a visão do sindicalismo global” ,  por Luís Eduardo Gautério Gallo, ex-presidente da entidade e seu atual Assessor Internacional, que contextualizará os aspectos internacionalizantes do movimento sindical, bem como da inserção da CNPL nas questões das políticas de trabalho em escala mundial

 

Por fim, encerrando o curso de formação sindical, o Assessor Parlamentar da CNPL e do DIAP, André Santos, entrara nas questões de atuação e posicionamento político das entidades sindicais dentro do painel “Análise de Conjuntura/ Ambiente político/ Quem é quem no processo decisório?”.

 

Maiores informações www.cnpl.org.br/cursos , ou através do telefone 0800-979 9222.

 

 

 

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.