UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT PRESS 111


09/06/2009

COMO SE A CONTABILIDADE RESOLVESSE: essa história de falar que a Petrobrás é uma caixa-preta... pode ter sido uma caixa-preta em 97, 98, 99, 2000. A Petrobrás de hoje é uma empresa com nível de contabilidade dos mais apurados do mundo" (Dilma Rousseff, na Folha de São Paulo). As Normas Brasileiras de Contabilidade não estão entre as melhores do mundo, tampouco a contabilidade resolve quando há pagamentos por fora, especialmente de comissões. É dinheiro que não entra no caixa e, portanto, alheio à contabilidade, por melhor que ela seja.

PROFESSORES DE OTIMISMO: praticamente uma nova profissão: são os professores de otimismo. Eles estão nas páginas dos jornais, nas revistas de alta circulação e nos governos, principalmente nos governos. A última Revista Veja traz a entrevista de Carlota Pérez, professora venezuelana que dá aulas em Cambridge, a prestigiada universidade da Inglaterra. Segundo ela, passada a crise, o mundo entrará numa fase de crescimento, onde as novas tecnologias vão ser o motor da nova qualidade de vida mundial. A conferir...

CRESCIMENTO NO BRASIL: em todo o mundo, as apostas para o crescimento dos emergentes (mais um desejo do que uma possibilidade) são as mais diferentes e desencontradas. No caso do Brasil, os palpites vão de menos 1% (não é crescimento é recessão) até mais 4% (nos meses pré-crise). Agora, os arautos desses números mágicos fazem previsões cirúrgicas, como por exemplo, 0,65%. Como é possível? E a imprensa divulga como se fossem opiniões de qualidade.

O GRANDE ERRO: bem que Juscelino queria uma indústria automobilística nacional. Chegamos a criar a nossa Fenemê (Fábrica Nacional de Motores), morta por administração pública incompetente. Daquela a esta parte, passamos por fusões, deserções, incorporações e, finalmente, depois do MERCOSUL, aqui virou o paraíso das montadoras estrangeiras. Numa das primeiras reuniões dos sindicalistas com o presidente Lula, um dirigente da União Geral dos Trabalhadores fez dois pedidos: 1º) criar logo uma indústria automobilística nacional e 2º) dar um sentido mais pragmático às Forças Armadas, antes que elas quisessem se armar de verdade. Nenhum dos dois pedidos foi atendido. Sobrou-nos a possibilidade agora de comprar carros chineses e as Forças Armadas, bem, as Forças Armadas continuam se armando...

FRASE: "Infelizmente o desemprego talvez continue a crescer no próximo ano". Murilo Portugal (O Estado de São Paulo, 24/05), terceiro diretor do FMI, brasileiro."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.