FESEMPRE MARCA PRESENÇA NA PLENÁRIA DA UGT MG

30/05/2011

A delegação da FESEMPRE presente à plenária mineira, realizada no Hotel Dayrell, no centro de Belo Horizonte, foi composta por: Iano Luiz Barroso (São José do Jacuri), Edmar de Souza e Cleber Silva (Lavras), Neves Martins (São João Batista do Glória), Acácio Maciel, Helena e Renata (Pompéu) Sidnei Alves (Bandeira), Solange Nardy (Caeté), Rosângela Oliveira (Frei Lago Negro), Sônia Maria de Jesus (Nova Serrana), Mário José (Abaeté), Charles Marques (Mata Verde), Wallyson, Alexandre e Bruno (Contagem), Luiz Cláudio (Cruzília).

Além dos sindicalistas representantes da base, estiveram no evento os seguintes funcionários da Federação: Silvério do Prado (assessor educacional e diretor da UGT-MG), Afonso Donizeti (assessor sindical e diretor da UGT-MG), Martim dos Santos (diretor financeiro e vice-presidente estadual da UGT), Antônio Sardinha (orientador sindical) Áurea Conceição (vice-presidente), Aldo Liberato (presidente e secretário nacional do Servidor Público da UGT).

Plenárias

Foram promovidas plenárias estaduais em todas as regiões do país, sendo a última a receber o evento a Região Sudeste. O objetivo é a elaboração de um Projeto de Resolução a ser entregue ao Poder Público em todo o Brasil, a partir de programação temática que inclui assuntos como meio ambiente e sustentabilidade, futuro do emprego, mercado de trabalho, cidadania, economia, política, distribuição de renda, comércio exterior, relações internacionais, dentre outros.

Após Minas Gerais, os membros da executiva nacional Ricardo Patah (presidente), Franscisco Pereira (secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais) e Canindé Pegado (secretário geral) seguem para o Rio De Janeiro, encerrando o roteiro em São Paulo.

Grupos de estudo

Antes dos estudos temáticos, os sindicalistas participantes, de vários ramos laborais, assistiram a palestras e vídeos sobre a estrutura geral da UGT e seu Plano Estratégico, que objetiva arregimentar novas entidades de classe e concretizar convênios com entidades públicas e privadas para a concessão de benefícios aos trabalhadores.

Áurea Conceição, vice-presidente da FESEMPRE, faz balanço positivo da iniciativa: Como delegados, fomos reunidos em grupos de debates acerca dos temas propostos e do plano estratégico da central, o que demonstra o caráter democrático do evento nacional que vai ocorrer na capital paulista. As reivindicações feitas em cada estado serão condensadas em uma pauta que servirá de base na elaboração do Projeto de Resolução, sintetizando o pensamento do trabalhador brasileiro sobre os rumos de nosso país"."