UGT participa de Seminário Gênero e Negociação Coletiva, da CSA

03/08/2015

O Comitê das Mulheres da CSA – Confederação Sindical de Trabalhadoras e Trabalhadores das Américas está promovendo Seminário Nacional Gênero e Negociação Coletiva, entre os dias 3 e 4 de agosto, na sede da entidade, em São Paulo.

A Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores (UGT) está participando, juntamente com mulheres das demais centrais sindicais brasileiras ligadas à CSA. O objetivo desses dois dias de atividades é verificar o que já foi avançado nas negociações coletivas pela igualdade de gênero no mundo do trabalho.

“Queremos traçar uma pauta unificada de todos os sindicatos, divididos por setor: comércio, indústria e serviço, sempre objetivando a participação igualitária das mulheres no mercado de trabalho”, explicou Cássia Bufelli, secretária adjunta da Mulher da UGT.

Durante a abertura do evento, o secretário geral da CSA, Víctor Báez Mosqueira, relembrou a fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, que tinha como objetivo lutar pela justiça social e a igualdade dos desiguais e hoje essa luta também se refere à igualdade entre homens e mulheres.

Em sua fala, Víctor Báez explicou que quando a CSA luta por seguridade social ou pelo fim da informalidade, também está conquistando direito para as mulheres, afinal são elas as principais vítimas do trabalho informal. Para ele, a negociação coletiva é um instrumento fundamental de distribuição de riqueza para a classe trabalhadora, pois permite que ela atinja níveis salarias mais igualitários.

Víctor informou também que a entidade atingiu 40% de cotas de mulheres e que não existe discriminação dentro da Confederação.

Nesse seminário, a nova Secretária da Mulher da UGT, Regina Pessoti Zagretti, pode se apresentar. Ela assumiu o cargo em junho, após o 3º Congresso Nacional da Entidade. Em sua fala, Regina lembrou que, mesmo sendo maioria, as mulheres são perseguidas de todas as formas e que esse tipo de oficina, que irão acontecer ao longo do seminário deixam as mulheres mais fortes e com subsídios para lutar em todas as esferas.

Nos dois dias do evento, serão discutidas a situação da mulher no mercado de trabalho, os principais avanços das mulheres nas negociações coletivas, as estratégias de elaboração de políticas públicas que contribuam para diminuir as desigualdades de gênero e, por fim, como incluir esses temas nos planos de cada organização.

Categorizado em: Secretaria da Mulher,