UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ideias em Debate discute proposta tributaria do economista Odilon Guedes


05/08/2015

Odilon Guedes, economista e mestre em economia pela PUC-SP participou, nesta terça-feira (04), da gravação do programa Ideias em Debates, apresentado por Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.

 

O docente apresentou uma proposta de reforma tributária no País,  elaborada pelo Sindicato dos Economistas de São Paulo, entidade que Odilon é diretor. A proposta amplia e aprofunda o debate em torno das questões econômicas brasileiras, conta com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do ABC, do Sindicato dos Economistas do Rio de janeiro e Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro. 

“A maior parte da carga tributária nossa é indireta, ela pega todo mundo igual isso é injusto, pois quem mais paga tributação é a população de baixa renda. Tem um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que mostra que quem ganha até dois salários mínimos, 53,9% do que a pessoa ganha é para pagar tributo e quem ganha mais de 30 salários mínimos sai 29% do que ele ganha,” explica Odilon.

 

O economista explicou que do preço de uma televisão, 40% é tributos embutido no preço, então se um trabalhador que ganha 1000 reais comprar uma televisão de 2000 reais, paga 800 reais de imposto, o que representa 80% do seu salário, mas se um indivíduo que ganha 20 mil reais por mês comprar a mesma televisão, os mesmos 800 reais de tributo que representa apenas 4% do seu salário.

 

A proposta visa diminuir os tributos indiretos para favorecer as empresas e, consequentemente, abaixar o custo da produção, o que vai favorecer os trabalhadores que terão maior poder de compra. Esta é uma forma de combater a inflação, pois se você diminui o preço do seu produto, diminui a inflação e para compensar a perda de recursos o governo aumenta os tributos diretos, que são aqueles cobrados sobre a herança, a renda, sobre grandes fortunas, que foi aprovada na constituinte de 88 e até hoje não foi regulamentado.

 

O programa Ideias em Debate vai ao ar na TV Aberta SP, pela NET canal 09 e TVA canais 72, 99 e 186 nos seguintes horários:

 

Segunda-feira: 11h e 24h

Terça-feira: 1h, 11h e 13h

Quarta-feira: 8h30

Quinta-feira: 21h

Sexta-feira: 10h e 20h

Sábado: 06h30

Domingo: 18h30.

 


Categorizado em: Ricardo Patah,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.