A objetificação feminina como reflexo da sociedade

03/06/2016

Lamentavelmente, nos deparamos mais uma vez com notícias como esta, sobre o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos, no Rio de Janeiro, que tanto tem nos abalado. Infelizmente isso é reflexo de uma sociedade despreparada e machista, a qual tem revelado uma “cultura do estupro”.

A falta de penas mais severas, que poderiam punir de modo efetivo os agressores, faz com que estes se sintam em um mundo sem leis, agindo como se fossem os senhores da razão. Como se não bastassem as dores do corpo e da alma, a vítima ainda é submetida à exposição extrema, tanto pela mídia quanto pelos interrogatórios policiais.

Uma sociedade sem cultura, sem educação e sem punição leva seus cidadãos a banalizar a vida humana, com total descaso. Dor é pouco para demonstrar a indignação de todas nós perante uma atitude tão covarde.

Fica aqui o registro e o alerta a toda nossa sociedade de que não devemos nos calar enquanto os responsáveis por esta barbárie continuam impunes e circulando livremente em nosso espaço coletivo.

Como forma de protesto e em nome de todas as mulheres Ugetistas, fica o apelo de que esses monstros sejam duramente punidos, para que nunca sejamos consideradas meros objetos.

Santa Regina Pessoti Zagretti

Secretária da Mulher da UGT Nacional