UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fórum discute organização sindical no segmento de moda rápida


22/06/2016

O SENTRACOS (Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) participou entre os dias 15 e 16 de junho do 1º Fórum sobre organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras no segmento de Modas Rápidas (fast fashion) promovido pela UNI Américas Comércio. O evento, realizado em Montevidéu, reuniu dirigentes sindicais do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

 

O Fórum teve como objetivo contribuir com a organização dos trabalhadores e trabalhadoras das grandes redes do setor que atuam no mercado latino-americano. Durante o primeiro dia vários tópicos que estão ligados ao segmento também foram amplamente debatidos, incluindo a questão de gênero e diversidade sexual, juventude, e-commerce, desenvolvimento sustentável e principalmente a forma moderna de exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.

 

O representante da SENTRACOS, Josimar Andrade, apresentou durante o painel expositivo algumas das ações da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no combate ao trabalho escravo na rede Zara. 

 

Para o ministro do Trabalho e da Segurança Social do Uruguai, Ernesto Murro, "na América Latina estamos vendo um processo de redução dos direitos sociais e isso impacta diretamente a família e trabalhadoras", disse ele.

 

Gustavo Triani,  da UNI Américas, destacou a velocidade de expansão das empresas de fast fashion em todo o mundo e como os sindicatos devem estar cientes para organizar estes novos setores. "Devemos estar conscientes da situação política e econômica a nível regional, e que a chegada de mais investimentos não envolve um declínio nas condições e redução dos direitos trabalhistas com mão de obra barata para trabalhar", disse ele.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.