Presidente da UGT Pará vai para o conselho curador do FGTS

06/09/2016

O sindicalista José Francisco de Jesus Pantoja Pereira, mais conhecido por Zé Francisco, ex-deputado estadual, presidente da União Geral dos Trabalhadores no Pará e da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá, foi indicado para assumir como membro titular no Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS), que administra um orçamento de R$ 320 bilhões para fomento do desenvolvimento nacional com estratégias para habitação, empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre outros. Esta é a primeira vez que um paraense é indicado para o órgão. O Conselho é um colegiado tripartite, composto por entidades representativas dos trabalhadores, especialmente UGT, Força Sindical e CUT; dos empregadores por meio de suas confederações, e do Governo Federal, via Ministério do Trabalho, Emprego e Renda, sendo considerada a instância máxima de administração e gestão do dinheiro dos trabalhadores brasileiros.

Zé Francisco declarou, ontem, que foi informado da indicação pelo presidente da executiva nacional da UGT, Ricardo Patah, mas que, apesar de feliz, lisonjeado, só aceitou quando teve absoluta certeza de que não será massa de manobra e, desta forma, terá liberdade de ação na missão que lhe foi conferida pelos trabalhadores brasileiros.

A missão do sindicalista paraense, junto com seus pares, é fiscalizar o uso dos recursos da chamada "poupança dos trabalhadores". Indicado pela presidência da executiva nacional da UGT, Zé Francisco explicou que "precisamos gerenciar os recursos do FGTS sempre com foco na classe trabalhadora e no mercado de trabalho, buscando ampliar a oferta de vagas de emprego, gerando e melhor distribuindo a renda para a população, o que contribuirá imensamente para o desenvolvimento de nosso país neste momento difícil que atravessamos de crise, com índice de desemprego que já alcança mais de 15 milhões de trabalhadores em todo o Brasil".

Entre os principais temas abordados atualmente pelo Conselho Curador do FGTS, estão a reformulação do orçamento deste ano, os relatórios de gestão do Fundo e do FI-FGTS (Fundo de Investimento do FGTS), a apresentação semestral da Resolução 515 do Conselho Curador, o Prêmio do FGTS, o orçamento do próximo ano, o acompanhamento do Planejamento Estratégico, o Orçamento Plurianual 2018/2020 e, por fim, a celebração do jubileu de ouro do Fundo, a ocorrer neste mês.

De acordo com o sindicalista, ele foi tomado de surpresa ao ser informado de sua indicação pela Presidência Nacional da UGT, na pessoa de seu presidente, Ricardo Patah. Disse que se sente honrado com a missão que lhe é delegada e que sabe da responsabilidade que tem pela frente, mas que jamais imaginou que um dia seria nomeado para um órgão de tamanha importância para o fomento do desenvolvimento do país e, também, para defesa dos trabalhadores brasileiros. "Isso significa que a política sindical continua firme, continua avançando e que o trabalho desenvolvido no Pará está tendo visibilidade no âmbito nacional", avaliou.

Categorizado em: Geral, UGT - Pará,