Adesões ampliam e Fenaban convoca reunião de negociação para hoje (05/10)

05/10/2016

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), que representa nacionalmente os bancários, informa que a forte greve da categoria fez com que a FENABAN marcasse nova reunião de negociação. Hoje (05/10), em São Paulo, trabalhadores e a representação dos Bancos se reúnem a partir das 17h em busca de uma contraproposta possível de ser levada às assembleias da categoria. A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL também agendou negociação específica. A previsão é de que aconteça ainda hoje, às 19h, após reunião da FENABAN.

Nesta quarta-feira (05/10) a paralisação da categoria completa 30 dias. Na segunda passada, iniciou-se um movimento de adesão de 80% dos gerentes médios do Banco do Brasil. Hoje, a expectativa é de as gerências administrativas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ampliem a greve geral com adesão quase total. Segundo levantamento dos sindicatos, o movimento atinge capitais e interior com o fechamento de mais de 60% das agências bancárias. Grandes centros administrativos de bancos privados e públicos fortalecem a greve hoje com a paralisação das atividades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A categoria reivindica reposição da inflação mais 5% de aumento real. No entanto, a última proposta da FENABAN ofereceu reajuste de 7% mais abono de R$ 3.500,00 e aumento real de 0,5%, apenas em 2017. Esta oferta foi recusada em mesa de negociação.

SERVIÇO:

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO CONTEC X FENABAN