Roda de conversa encerra Outubro Rosa

31/10/2016

Após trinta dias de intensa campanha, nada como um bom bate papo para finalizar as atividades. E foi assim numa “roda de conversa” recheada com muita informação que a Secretaria da Mulher da UGT encerrou nesta segunda-feira, dia 31, o “Outubro Rosa”, mês marcado por diversas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil a doença é responsável pela morte de 30 mulheres a cada dia. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

O diagnóstico precoce é ainda a forma mais eficiente de se combater a doença. E esse foi o tema da roda de conversa promovida na sede da UGT. “Aqui é a casa do trabalhador e da trabalhadora, por isso é importante trazermos aqui profissionais que possam somar conhecimento fazendo dessa ferramenta um dos principais instrumentos para redução do número de vitimas”, afirmou a Secretaria da Mulher da UGT, Santa Regina Pessoti durante a abertura do evento que contou com a participação das convidadas Ermantina Ramos, fundadora da ONG UNACCAM (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), Andrea Ferreira, Assistente Social e diretora do Siemaco SP e a advogada Claudia Patricia Luna, consultora sindical e militante de causas sociais da mulher.

Durante cerca de duas horas, as convidadas transmitiram diversas informações que vão desde as formas de prevenção como a realização do exame do autoconhecimento, passando por questões jurídicas que envolvem os direitos das pessoas atingidas pela doença, como a lei que garante a realização de mamografia, prazo de 60 dias para início do tratamento após diagnóstico, saque do PIS/FGTS, reconstrução mamária pelo SUS, além de outras importantes questões como atendimento humano, digno e inclusivo.

O Secretário de Finanças da UGT, Moacir Pereira falou da importância da realização desse tipo de evento. “É muito bom porque vem trazer conhecimento, pois são raras as oportunidades de se ter esse tipo de informação no nosso dia-a-dia”. Ele destacou ainda, a necessidade de ampliação desta parceria com a UNACCAM, responsável pela realização de cursos de capacitação de multiplicadores.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, que destacou a importância da solidariedade com os pacientes de câncer se comprometeu a ampliar a parceria com a UNACCAM, afim de levar essas ações para todo país. “Hoje quase 50% das mulheres são “chefes de família” e por isso é extremamente importante dar valor a vida da mulher”, finalizou.

Imprensa UGT

Categorizado em: Secretaria da Mulher,