Promovida pela UGT-MG evento atrai milhares em Contagem

03/05/2017

O Parque Linear do Ressaca, em frente ao Shopping Contagem, na Região Metropolitana de BH, ficou pequeno para as milhares de pessoas que passaram pelo local na segunda feira, 1º de maio, nas comemorações pelo Dia do Trabalhador.

Realizado pela UGT-MG, Força Sindical e Nova Central (NCST), em parceria com a Prefeitura de Contagem, o evento não só repetiu o sucesso da primeira edição, em 2016, como superou as expectativas.

Os organizadores estimam a presença, ao longo do dia, de aproximadamente 25 mil a 30 mil pessoas. As atrações começaram cedo, as 10h, e prosseguiram até por volta das 22h.

Show de atrações

Passaram pelo palco montado no Parque o grupo Boteco das Amigas, os pagodeiros do Tykerê, a banda Plano Traçado e os sertanejos Marcelinho de Lima, Alex e Guilherme e Johny Marcos e Maurinho. Coube à dupla João Neto e Frederico o show de encerramento.

A pequena Isadora Ferreira, cantora mirim destaque do ‘The Voice Kids’, foi uma atração à parte. Natural de Contagem, ela é um gigante na voz. Entoou sambas clássicos, como o eterno “Canto das Três Raças”, arrancando elogios do Tykerê, com quem dividiu o palco, e aplausos do público.

Sorteios

Além de contar com uma programação diversificada, alguns sortudos saíram da festa com um prêmio extra. Foram sorteados duas motos, quatro TVs 32”, quatro notebooks e cinco Iphones.

A Festa do Trabalhador contou, ainda, com rua de lazer, brinquedos para as crianças e barracas de comes e bebes para saborear e deixar o dia ainda mais completo.

Barraca da Polícia Federal

A Polícia Federal também se fez presente na Festa do Trabalhador. Foi montado um stand no local para colher assinaturas de apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 412), que prevê maior autonomia à PF.

Por exemplo, para que os delegados não sejam mais escolhidos politicamente pela Casa Civil ou pelo Ministério da Justiça para evitar interferências e ingerência em sua atuação ou demissões por simples descontentamento do governo com a atuação da PF.

Comemorar sim, sem esquecer das lutas dos trabalhadores

Em suas falas, os dirigentes das centrais sindicais chamaram a atenção para o grave momento que vive o país e as ameaças que recaem sobre os direitos dos trabalhadores, como a reforma trabalhista (já aprovada pela Câmara dos Deputados) e a reforma da Previdência.

“O Brasil passa por uma grave crise econômica, política e ética como nunca visto. São mais de 13 milhões de brasileiros desempregados e um Congresso Nacional sob suspeita, com a maioria de seus parlamentares sendo investigado por desvio de dinheiro público e corrupção. Portanto, sem legitimidade para exterminar os direitos dos trabalhadores”, disse o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva.

Segundo ele, a crise foi gerada pela má gestão dos órgãos públicos, mas querem que o trabalhador pague a conta. “Hoje demos uma pausa, estamos em festa, mas a luta prossegue amanhã, com as centrais unidas na defesa da classe trabalhadora”, acrescentou. Paulo Roberto lembrou que em 2018 haverá eleições e aqueles que votaram contra os interesses dos trabalhadores terão o troco nas urnas.

O presidente da Força Sindical Minas, Vandeir Messias, acusou o governo federal de querer “empurrar as reformas goela abaixo”, acabando com direitos históricos.

Ele anunciou que as centrais sindicais sinalizam uma nova greve geral, desta vez de dois dias, e uma invasão de trabalhadores a Brasília para pressionar o Congresso a não aprovar as reformas trabalhista e da Previdência.

Antônio da Costa Miranda, presidente da Nova Central, lembrou que no dia 28 de abril, durante a greve geral, o Brasil deu uma resposta de insatisfação com as propostas de reforma do governo Temer que, na prática, quer restabelecer quase que um regime de escravidão no país.

“Hoje, 1º de maio, é um dia de comemoração, um momento de lazer. Amanhã estaremos de novo nas ruas e nas portas das fábricas para continuar nosso trabalho de mobilização. É importante que o povo esteja consciente da gravidade do momento”, finalizou Miranda.

A Festa do Trabalhador 2017 contou com o apoio da Liberdade FM, Fan FM, Água Mineral Igarapé, Jornal Super, Shopping Contagem, MotoFest, Plano de Amparo Social Imediato (Pasi) e RP Gráfica.

Fonte: UGT Minas Gerais

Categorizado em: UGT - Minas Gerais,