UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

36% dos brasileiros sacaram FGTS para pagar dívidas, aponta SPC


12/05/2017

Cerca de 36% dos trabalhadores que já realizaram saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) utilizaram o valor para pagar dívidas atrasadas, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (12) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

Dos entrevistados, 7% usaram o benefício para quitar parte de compromissos pendentes e 10% aproveitaram para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, como crediário e prestações da casa ou do carro.

 

A pesquisa ainda aponta que 42% dos beneficiários utilizaram o valor para despesas do dia a dia, enquanto 6% usaram o saldo inativo para realizar compras e 16% optaram por investir ou poupar.

 

“Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti.

 

Para os consumidores que ainda irão fazer os saques, a principal finalidade também será o pagamento de dívidas, indica o estudo. Enquanto 26% vão utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados, 21% deverão regularizar ao menos uma parte das pendências em atraso e 25% pretendem pagar despesas do dia a dia. Apenas 4% irão utilizá-lo para compras, enquanto 3% pretendem gastar em viagens e 2% adquirir um imóvel.

 

Ainda de acordo com o SPC Brasil, 8% dos brasileiros já sacaram o benefício e 18% desconhecem se têm direito ao saque.

 

Para a realização da pesquisa, foram realizados 800 questionários em 12 capitais de cinco regiões do país na primeira quinzena de abril. Foram entrevistadas pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos sexos e diferentes classes sociais.

 

Terceiro Lote

 

Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal liberou o terceiro lote de saques de contas inativas do FGTS. Brasileiros nascidos em junho, julho e agosto poderão retirar o dinheiro do fundo de garantia de contas inativas.

 

Em diversas cidades brasileiras, agências da Caixa Econômica abriram duas horas mais cedo para dar fluxo aos atendimentos. O banco também abrirá excepcionalmente neste sábado (13) e terá horário estendido na próxima segunda e terça-feira.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.