Inflação em maio é a menor para o mês desde 2007

09/06/2017

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou maio com alta de 0,31% ante um avanço de 0,14% em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Apesar da alta de um mês para o outro, esta é a taxa mais baixa para o mês de maio desde 2007 (0,28%).

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que iam de 0,25% a 0,53%, com mediana de 0,47%.

A variação no ano foi de 1,42%. No acumulado em 12 meses, o indicador registrou +3,60%, menor variação desde maio de 2007.

Responsável pela significativa parcela de 3,3% da despesa das famílias, a energia elétrica foi responsável pela alta do IPCA de 0,14% para 0,31%. Em abril, ocorreu queda de 6,39%, com os descontos aplicados por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de modo a compensar os consumidores pela cobrança indevida, em 2016

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,