UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Varejo do Brasil surpreende e tem melhor resultado para abril em 9 anos


14/06/2017

As vendas no varejo do Brasil surpreenderam e registraram a maior alta para abril em nove anos, com forte impulso dos setores de supermercados e vestuário.

 

As vendas subiram 1% em abril na comparação com março e 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (13), desempenhos muito melhores do que o esperado em pesquisa da Reuters, que indicava recuo de 0,55% e 1,30%, respectivamente.

 

O resultado mensal foi o mais forte para abril desde 2008, quando as vendas também subiram 1%, e o setor quase recuperou a perda de 1,2% vista em março, após revisão do IBGE, que havia informado perda de 1,9%.

 

"A recuperação na confiança do consumidor, o rápido declínio nos preços dos alimentos e na inflação geral, que estão sustentando o crescimento da renda real, e a queda das taxas de juros devem começar a sustentar o consumo privado e a atividade varejista", disse em nota o diretor de pesquisa econômica do Goldman Sachs, Alberto Ramos.

 

A principal influência positiva veio das vendas no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem peso importante no consumo das famílias, com alta de 0,9% sobre março.

 

"[Supermercados] refletem a inflação mais baixa, o que ajuda no poder de compra das pessoas. Tem também efeito positivo da liberação do FGTS de contas inativas, que tem impacto no consumo", explicou a coordenadora da pesquisa, Isabella Nunes.

 

Já as atividades de tecidos, vestuário e calçados mostraram ganhos nas vendas mensais de 3,5%, enquanto a comercialização de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiram 10,2%.

 

O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou ganho de 1,5% das vendas em abril contra março,

 

O varejo no Brasil está inserido numa conjuntura que envolve ao mesmo tempo inflação baixa e desemprego alto, com recuperação econômica frágil.

 

Fonte: Folha de SP


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.