UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Sinpospetro- Campinas/SP e Sindimed retomam palestras sobre risco


10/07/2017

O Sindicato dos Frentistas de Campinas/SP (Sinpospetro-Campinas/SP), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindimed (Sindicato dos Médicos de Campinas e Região), retomaram os trabalhos referentes à agenda de cursos e palestras sobre riscos da exposição ao benzeno.

 

Realizados nos postos de combustíveis, os treinamentos oferecidos têm como objetivo conscientizar frentistas e consumidores sobre os perigos do benzeno, substância cancerígena contida na gasolina, e a qual os frentistas estão expostos diariamente.

 

A atividade, que explica e orienta sobre como ocorre a contaminação, e acerca das medidas de prevenção que devem ser adotadas diariamente no ambiente de trabalho, reinicia no dia 13, próxima quinta-feira.

 

Na data, aproximadamente trinta frentistas do Posto São Martinho, em Campinas/SP, receberão a palestra, que utiliza como recursos um data-show, além da distribuição, entre os participantes, da cartilha “Benzeno: Um Risco à Saúde”.

 

De acordo com o secretário Geral do Sinpospetro –Campina/SP e membro da Comissão Nacional do Benzeno (CNPBz), Raimundo Nonato de Souza (Biro), também responsável pelos treinamentos, a novidade da atual agenda de cursos é que a ação abrangerá também postos de combustíveis já anteriormente visitados: “Estamos atento à questão da rotatividade de funcionários”, explica Biro.

 

Lançado no final do ano de 2015, o projeto, que já impactou mais de quinhentos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis, foi brevemente interrompido no início de 2017, período em que as ações da entidade estiveram voltadas para as negociações coletivas e a organização da luta contra as reformas regressivas do Governo de Michel Temer.

 

Benzeno: como se proteger:

 

– No momento de abastecer, usar bico da bomba no modo automático e se afastar do local;

– Não utilizar panos, flanela ou estopa;

– Lavar sempre e muito bem as mãos, principalmente nos momentos das refeições;

– Se tiver que lavar a roupa de trabalho em casa, não as misture com as demais roupas, lave-as separadamente;

– Jamais retire combustível de um tanque ou outro recipiente aspirando o líquido com a boca. Use bomba de sucção adequada.

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.