Bradesco fará o primeiro PDVE após a aprovação da reforma trabalhista

13/07/2017

Nesta quinta-feira (13/07), o Banco Bradesco anunciou internamente que fará o primeiro Programa de Desligamento Voluntário Especial ( PDVE) para seus funcionários. Na proposta, alguns incentivos para estimular a adesão como:

1 – Pagamento, em parcela única, equivalente a 0,60 da remuneração fixa de junho/2017, por ano trabalhado, limitado a 12 salários, os quais,  pela natureza  indenizatória, não sofreriam  incidência de Imposto de Renda e INSS;

2 – pagamento de valor equivalente a 06 meses de “vale alimentação” , base junho/2017 em parcela única no Cartão Alimentação;

3 – manutenção do Plano de Saúde e Odontológico por 18 meses a partir da data do desligamento;

4 – verbas rescisórias na modalidade de dispensa “sem justa causa”;

5 – pagamento da multa do FGTS e saque do saldo.

O Bradesco é o primeiro banco privado a propor esta modalidade  de programa de demissão. O anúncio vem logo após a aprovação do PCL 38/2017 (reforma trabalhista), pelo Senado Federal  e, às vésperas do Governo Temer sancionar a referida legislação.

O Bradesco chegou a empregar mais de 150.000 trabalhadores no final dos anos 1980, mas hoje este número deve ter sido reduzido a menos de 100.000. E, atualmente, e os bancários,  que já foram mais de 1.100.000 (1989), hoje, com certeza,  atinge alto por  volta de  500.000. A introdução de novas tecnologias no setor financeiro – sem negociação com as entidades sindicais dos trabalhadores –  as privatizações, fusões e incorporações provocaram esta drástica redução do número de trabalhadores, lamentavelmente,  agora quando o País amarga uma cifra recorde superior  a 14.000.000 desempregados.

Não resta dúvida de que se trata de uma iniciativa patronal inoportuna, não deseja por ninguém  e injusta.

A CONTEC acompanha de perto a iniciativa do Bradesco e tenta agendar uma reunião de negociação com o banco para tratar do assunto.

Categorizado em: Geral,