Prévia da inflação tem menor variação anual desde março de 1999

20/07/2017

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou queda de 0,18% em julho, após subir 0,16% em junho. O resultado, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou no piso das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast, que esperavam desde um recuo de 0,18% a um aumento de 0,06%, com mediana negativa de 0,10%.

Com o resultado, influenciado pela queda no preço dos alimentos, dos transportes e dos artigos de residência, o IPCA-15 acumula aumento de 1,44% em 2017. A taxa acumulada em 12 meses até julho foi de 2,78%. Este último resultado é a menor variação acumulada para o índice em um ano desde março de 1999 (2,64%).

A deflação de 0,18% em julho repete o patamar registrado em julho de 2003 (-0,18%), além de ser o resultado mais baixo alcançado pelo indicador desde setembro de 1998, quando a queda foi de 0,44%.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,