UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT discute Educação em tempos de mudança


01/08/2017

 

Em Campos Novos, expressivo número de educadores discutiram temas relevantes para o futuro da educação

 

Mais de 600 professores, auxiliares da administração escolar, dirigentes sindicais, autoridades e convidados participaram das discussões sobre  o processo de mudanças pelas quais passa a educação, durante os dias 24, 25 e 26 de julho de 2017, na cidade de Campos Novos, no XXIII QUALIEDUC, Seminário de Trabalhadores Sobre Qualidade em Educação, promovido pela FETEESC e Sindicatos Filiados, realizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores (IPET), com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC) e Prefeitura Municipal de Campos Novos/SC.

 

O tema central “A Educação em Tempos de Mudanças” norteou os trabalhos abertos com a palestra do Professor Carlos Eduardo Sanches que trouxe dados atuais e informações preciosas para entender e aclarar os desafios que se impõem a trabalhadores e suas respectivas entidades representantes, sindicatos.

 

Como decorrência do Tema Central, no dia seguinte, mesas tratando dos subtemas:

 

- Impactos das Mudanças na Sala de Aula - coordenada pelo Professor Antônio B. Neto, Presidente do SINPRO FPOLIS, que teve como expositores os Professores Gilson Rocha Reynaldo e Eduardo Guerini.

Sob a coordenação do Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, Presidente do SINPROESC - Sindicato anfitrião, a mesa - Novos Desafios para o Movimento Sindical, que contou com o Professor Paulo Roberto Gonçalves – Diretor do SINPROESC e Oswaldo Augusto de Barros - Presidente da CNTEEC como expositores.

 

Aconteceram também, três Oficinas de Trabalho que trataram do seguintes temas:

 

I - IV Ciclo de Debates: CONAE 2010, CONAE 2014: O que esperar da CONAE 2018? coordenada pelo Professor Pércio Tarso da Luz; 

 

II - Tecnologia em Sala de Aula - coordenada pela Professora Márcia Loch; 

 

III - Plano Municipal de Educação (2015/2025) Documento Base: O que Avançou? coordenada pelo Professor Elson Quil Cardozo.

 

Foram três dias de muito trabalho e debates em plenária, com a participação maciça de expressivo número de profissionais da educação que juntos, construíram o documento que norteará as ações futuras na área da educação e atuação sindical, e, que será devidamente registrada na “Carta de Campos Novos”.

 

Atividades culturais abrilhantaram o evento, mostrando projetos possíveis e importantes que complementam a educação valorizando potenciais, através da arte e cultura.

 

Agradecemos a todos e todas que fizeram deste XXIII QUALIEDUC o sucesso que foi e esperamos que o XXIV seja ainda melhor.

 

 

Texto/Fotos: Paulo Cesar Amante

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.