UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Empresas estudam substituir mão de obra por terceirizados e autônomos


03/08/2017

Com a aprovação da reforma trabalhista e da lei de terceirização, empresas já estudam como substituir a mão de obra empregada por pessoas jurídicas sem violar a lei.

 

Construção civil, TI (tecnologia da informação) e comércio estão entre as áreas em que já se preveem alternativas para maximizar os lucros.

 

"As empresas querem demitir o celetista e contratar um autônomo ou terceirizado. A reforma permite, mas não para a mesma função", diz Patricia Pinheiro, advogada trabalhista do escritório FBC.

 

Segundo ela, se o funcionário terceirizado ou autônomo exercer o mesmo papel do demitido, seria caracterizada fraude do contrato de trabalho.

 

"Uma pessoa que trabalha de forma subordinada todos os dias ainda vai ser empregada, então o correto é criar uma nova função, que tenha autonomia", afirma Pinheiro.

 

A relação de emprego, na CLT, é configurada quando há exclusividade, pessoalidade, continuidade e subordinação.

 

Na reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro, está previsto que autônomos possam ter exclusividade com a empresa, mas uma medida provisória estudada pelo Planalto vetaria essa previsão.

 

"Esse é um artigo da reforma que, da forma como está redigido, praticamente acabaria com a CLT, então há muita incerteza ainda", diz Luiz Migliora, do Veirano Advogados.

 

Já na terceirização, há uma empresa intermediária prestadora de serviços. A reforma prevê uma quarentena de 18 meses para que ex-funcionários possam ser terceirizados.

 

A terceirização foi ampliada em março para incluir a atividade-fim (principal atividade) das empresas.

 

"O setor da construção civil não existe sem terceirização da atividade-fim", diz José Carlos Martins, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). "As obras já são terceirizadas com as subempreiteiras. Agora, essas empresas vão poder contratar mais autônomos para funções específicas no canteiro."

 

Para Ivo Dall'Acqua Jr., vice-presidente da FecomercioSP, a demanda no setor de comerciários é terceirizar as áreas administrativa e de TI das empresas. "Ser eficiente, ter lucro, não é pecado. Não se garante posto de trabalho com lei."

 

"Antes, terceirização era só na vigilância e limpeza. As empresas que estão nos procurando querem expandir as atividades que podem delegar a uma contratada", afirma Valquíria Furlani, diretora jurídica do Sindilojas (sindicato de lojistas) de São Paulo.

 

Para Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), a terceirização não pode ser "irrestrita". "Queremos alguma limitação na medida provisória, o que Temer havia prometido."

 

Já a CUT (Central Única dos Trabalhadores) quer barrar a nova lei na Justiça, como o Ministério Público do Trabalho. "Terceirização e autônomo não é negociável. Nosso esforço é de estender direitos para quem não tem, e não o contrário", afirma Douglas Izzo, presidente da entidade do Estado de São Paulo.

 

*

 

TERCEIRIZAÇÃO

 

Como era

 

Não era regulada, mas tribunais só permitiam seu uso na atividade-meio

 

Como fica

 

Lei ampliou para atividade-fim, mas reforma criou quarentena de 18 meses para ex-funcionário poder virar terceirizado

 

AUTÔNOMO

 

Como era

 

Podia fazer contrato com empresa, desde que não fosse subordinado fixo

 

Como fica

 

Reforma permitiu contratos fixos com "exclusividade e continuidade", mas Temer prometeu vetar a exclusividade em MP

 

Fonte: Folha de SP


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.