Inflação em 12 meses tem menor alta desde fevereiro de 1999

09/08/2017

Após substituição da bandeira verde pela bandeira amarela e aumento da alíquota PIS/Cofins sobre combustíveis, a inflação teve alta de 0,24% mês de julho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou perto do teto das estimativas dos analistas ouvidos pelo Broadcast, que iam de 0,08% a 0,27%, com mediana de 0,19%.

Em 12 meses, o indicador registrou alta de 2,71%, a menor variação acumulada nessa comparação desde fevereiro de 1999, quando o resultado foi de 2,24%. Nos primeiros sete meses do ano, a inflação teve alta de 1,43%, o menor resultado nessa comparação desde o início da série histórica, em 1994.

O resultado do IPCA em 12 meses ficou abaixo da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, de 4,5%, e também do piso de tolerância, de 3% (1,5 ponto porcentual para baixo). É a primeira vez que o indicador ultrapassa esse patamar desde março de 2007.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,