UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Setor de serviços tem alta em junho e fecha 2º trimestre no azul


16/08/2017

O setor de serviços brasileiro registrou em junho a maior alta mensal em pouco mais de um ano, fechando o segundo trimestre no azul depois de nove trimestres seguidos de perdas.

 

O volume de serviços aumentou 1,3% em junho ante maio, melhor desempenho desde o avanço de 1,4% visto em março de 2016, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (16).

 

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 0,6% na comparação mensal, e também foi a melhor leitura para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2012.

 

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor registrou queda no volume de 3%, um pouco melhor do que a expectativa de recuo de 3,7%.

 

Com isso, a atividade de serviços encerrou o segundo trimestre com alta de 0,3% em relação aos três meses anteriores, apresentando ganhos pela primeira vez depois de nove trimestres seguidos de resultados negativos.

 

Segundo o IBGE, quatro das cinco principais categorias registraram aumento no volume de serviços em junho, sendo a exceção serviços de informação e comunicação (-0,2%).

 

O volume de serviços prestados às famílias e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio tiveram aumento de 1% no mês. Já serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 0,8%, enquanto outros serviços aumentaram 0,7%.

 

Apesar dos resultados melhores do que o esperado, o setor de serviços ainda enfrenta a elevada taxa de desemprego e o coordenador da pesquisa no IBGE, Roberto Saldanha, encara os números com cautela.

 

"O que dá para dizer é que a pior fase para o setor de serviços já passou, mas não dá para bancar uma recuperação", disse ele. "Para ser uma recuperação, é preciso crescimento mais forte da economia, reação mais robusta da indústria e dos próprios governos, que contratam muitos serviços", acrescentou.

 

O setor também é favorecido pela inflação baixa e pela queda da taxa de juros, que também ajudaram as vendas no varejo em junho a subirem 1,2% sobre o mês anterior e 3% na comparação com o mesmo período de 2016. 

 

Fonte: Folha de SP


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.