Saberemos combater a ofensiva do Governo, diz dirigente dos Frentistas

21/08/2017

“Os sindicatos saberão fazer frente à maior ofensiva já praticada contra as entidades de trabalhadores, e cujo próximo alvo é a Justiça do Trabalho".  A avaliação é de Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas e região – Sinpospetro- Campinas/SP, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e vice- presidente da Federação Nacional dos Frentistas- Fenepospetro : “Já existe entre os  influenciadores da nova Lei trabalhista um  movimento em  busca de  desqualificar publicamente os Juízes do Trabalho”, alertou.

Na gravação para o “Notícias em Debate”, programa de entrevistas  da TVB Record, na  terça-feira (15), em Campinas-SP,   ele  destacou o desemprego como principal marca do  Governo de Michel Temer e criticou  as  mudanças trabalhistas que entrarão em vigor em  novembro, aprovadas “à revelia da vontade da sociedade, do Ministério Público do Trabalho e dos órgãos de proteção dos direitos dos trabalhadores”.

Fim do Imposto Sindical: Francisco Soares de Souza observou que a medida, um dos pontos da Lei 13.467, agrava o desequilíbrio entre as relações de trabalho na medida em que abala financeiramente todo o Movimento Sindical. Ele entende, porém, que os sindicatos, obrigados agora a se reorganizarem do ponto de vista da atuação, que deverá ser mais orientada paras as bases, e de estrutura, sairão deste processo renovados e fortalecidos.

Função social dos Sindicatos: Francisco Soares destacou que os sindicatos têm na rede de suporte assistencial em atendimento jurídico, saúde, lazer e educação que serve aos trabalhadores, uma maneira de ir além da sua função principal de luta permanente para  proteger os Direitos de sua categoria: “O fato é que viemos ao longo dos anos desempenhado  junto à sociedade  papel que faz parte das obrigações do Governo”, lembrou.

Luta: O sindicalista durante a gravação anunciou ainda a realização do Congresso de Dirigentes dos Frentistas, programado para ocorrer no mês de setembro, em Fortaleza/CE, ocasião em será definida  a  agenda de enfrentamento da categoria  à nova Lei Trabalhista, entre outros assuntos,como a luta pela democracia e retomada da  soberania nacional.

A entrevista de Francisco Soares de Souza para o "Notícias em Debate" será veiculado pela TVB Record Campinas/SP, no dia 21 de agosto, próxima segunda- feira, às 12h00. O conteúdo ficará disponível no site www.tvb.com.br/noticiasemdebate, nas redes sociais do presidente sindical e no site do Sinpospetro-Campinas.

A entidade:

Existente há mais de 25 anos, a categoria dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência soma mais de quinhentos mil trabalhadores, representados  em todo o  país por mais de cinquenta  sindicatos.  Congrega esse contingente a Federação Nacional dos Frentistas - Fenepospetro, presidida por Eusébio Pinto Neto,presidente do Sinpospetro do Rj,  e a Federação Estadual dos Frentistas -  Fepospetro, presidida por Luiz Arraes. Ambas estão sediadas em São Paulo, Estado  que reúne  cerca de  100 mil trabalhadores

Categorizado em: Geral,