UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Guardas municipais são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná


11/10/2017

O SIGMUC-Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (entidade filiada à UGT), foi um dos homenageados pela  Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em sessão solene, realiza na manhã da segunda-feira (9/10), comemorativa ao Dia da Guarda Municipal, celebrado anualmente, em todo Brasil, no dia 10 de outubro. A sessão foi proposta pelos deputados Ney Leprevost (PSD) e Ratinho Junior (PSD), e contou com a presença de servidores municipais de diferentes localidades do Paraná.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Casa. Foram entregues, ainda, menções honrosas a 50 guardas municipais paranaenses que se destacaram nos serviços prestados à comunidade. Também foram homenageados vários líderes pelo apoio à guarda municipal. Na mesa diretiva, além do presidente do SIGMUC, Luiz Vecchi, esteve presente  o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná (entidade filiada à UGT), Sidnei Nunes de Souza.

Para o deputado estadual Ney Leprevost, a homenagem é um reconhecimento público de toda sociedade aos profissionais que desempenham função primordial na segurança pública do estado. “Os guardas municipais são as forças da lei que estão mais próximos das comunidades, das pessoas. Portanto, queremos em nome do povo do Paraná agradecer aos que tiveram atos heroicos ao longo de suas carreiras, e estimular outros para que, diante das dificuldades que enfrentam em seus trabalhos, possam se dedicar com amor e afinco a esta nobre atividade”, afirmou o deputado.

De acordo com o deputado Ratinho Junior, a guarda municipal deixou, há anos, de ser apenas protetora do patrimônio público das cidades, e passou a ser braço de apoio às forças de segurança no combate a criminalidade. “Quando há sinergia entre as polícias e a guarda municipal quem ganha é a comunidade. Segurança pública se faz sobre o tripé, com presença física das forças policiais junto com os guardas municipais, inteligência de investigação e tecnologia”, explicou. “A guarda municipal pode ser um bom instrumento nesta sinergia pela segurança dos nossos cidadãos”, afirmou.

Para o presidente do SIGMUC, Luiz Vecchi, a data marca o dia de luta pelo reconhecimento e por condições mais dignas de trabalho. “Infelizmente, muitas prefeituras sequer disponibilizam o básico para que a guarda municipal possa proteger seus cidadãos, mas com muita união e dedicação ao nosso trabalho, avançaremos ainda mais nas conquistas que muitos governantes teimam em nos furtar”, declarou Vecchi.

Vários dirigentes ugetistas compareceram para prestigiar o evento, dentre os quais a secretária-geral da UGT-Paraná, Iara Freire, que representou a central, o presidente da Fesmepar e secretário nacional do Servidor Público da UGT, Luiz Carlos Silva de Oliveira.

Data nacional – O Dia da Guarda Municipal, data nacional em alusão ao trabalho desemprenhado pelos servidores municipais de segurança, foi instituído pela Lei federal nº 12.066/2009 e é comemorado anualmente em 10 de outubro. Já a Lei nº 13.022/2014 trata do Estatuto das Guardas Municipais, que institui normas gerais para as guardas municipais e incumbe a estas instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas, a função de proteção municipal preventiva.



alepsigmuc-003.jpg
O sindicalista Sidnei Nunes de Souza com a secretária Geral
da UGT-PARANÁ, Iara Freire

 

alepsigmuc-004.jpg
A sessão solene na ALEP homenageou guardas municipais paranaenses


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.