UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Caminhada Outubro Rosa movimenta as ruas de São Paulo


22/10/2017

 

Dando continuidade às ações de combate e prevenção ao câncer de mama, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores - UGT promoveram na manhã deste domingo, dia 22, a sexta edição da Caminhada Outubro Rosa. O evento reuniu centenas de participantes que não se importaram com a chuva que caia sobre a capital paulista e seguiram andando pelas principais ruas do centro da cidade.

 

Por volta das 7h30 da manhã, os participantes já se concentravam na Praça Patriarca, onde foram montadas as tendas para receber a doação de alimentos e uma equipe da rádio Transcontinental FM fazia o aquecimento do público com música e dança.

 

A diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários, Isabel Kausz dos Reis, destacou a importância do evento não só como instrumento de alerta para a necessidade de prevenção, como também para chamar a atenção do poder público para ampliar o investimento na realização de exames como a mamografia. “Hoje a fila de espera para se efetuar uma mamografia aqui em São Paulo, pode chegar a quatro meses. “Um dia para quem está com câncer, faz uma diferença tremenda, imagine quatro meses”, afirmou Isabel. Ela mesmo, que há cerca de dois anos, vem se submetendo a um tratamento de câncer, relata a importância da realização do auto exame e das ações de prevenção. 

 

“Há dois anos durante uma campanha de mamografia em um de nossos ambulatórios, eu fui ensinar as pessoas como  se fazia o auto exame e descobri que estava com um nódulo. Por isso, temos que conscientizar as pessoas da necessidade de se fazer o auto exame, de se cuidar, de tirar um tempo para si. Por que nós mulheres temos aquela mania de cuidar de todo mundo, a gente cuida da família, a gente cuida de filho, a gente trabalha, temos tempo pra tudo, menos pra nós. E precisamos alertar as mulheres que esse cuidado é fundamental, porque quando ficamos doentes toda família adoece junto”, disse Isabel.

 

Prevenção

 

Quem também participou da caminhada foi a vereadora paulista Adriana Ramalho (PSDB) que também deu um depoimento sobre como o câncer afetou sua família. “A minha vó faleceu aos 44 anos com câncer de mama. O meu pai, o Ramalho da Construção (deputado estadual) foi diagnosticado com câncer no intestino. Ele chegou a ser desenganado pelo médico. Passou por quatro cirurgias, radioterapia, quimioterapia. A doença quando é diagnosticada no início pode salvar vidas e aliada a isso a nossa crença, a nossa fé em Deus, podemos testemunhar que o milagre pode acontecer. Hoje, passados 10 anos, meu pai é a prova desse milagre, pois ele está curado. Por isso,  é importante levar uma palavra de incentivo, de amor e de fé, principalmente a quem esta passando pela luta da doença do câncer”, declarou a vereadora. 

 

Logo em seguida, a Secretária de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Eloisa Arruda, parabenizou aos organizadores e foi dada início a caminhada, seguindo pelo Viaduto do Chá, rua Barão de Itapetininga, Avenida Ipiranga, avenida São Luís, rua Coronel Xavier de Toledo, retornando ao Viaduto do Chá e sendo finalizada na Praça Patriarca, onde foram sorteadas exames de mamografia.

 

Clique AQUI para ver mais fotos do evento.

Fotos: FH Mendes

 

 

 


Categorizado em: Secretaria da Mulher,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.