UGT-AM lança campanha Novembro Azul 2017 e critica reforma trabalhista

08/11/2017

A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM), em conjunto com seus sindicatos filiados e parceiros, lançou ontem (4) a campanha Novembro Azul 2017 na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro de Manaus. O lançamento aconteceu dentro do Projeto Jaraqui, uma iniciativa de autônomos e profissionais liberais, realizado todos os sábados neste local para debater assuntos variados e de interesse da sociedade.

Durante a iniciativa ugetista, o público que passa pela praça recebe atendimentos, como exame de diabetes e aferição da pressão arterial, além de receber panfletos com orientações de como se prevenir o câncer de próstata.

No púlpito do Projeto Jaraqui, as lideranças sindicais se pronunciam e chamam a atenção da população masculina sobre a importância de fazer o exame preventivo da doença, bem como discutem os problemas que os trabalhadores enfrentam no dia a dia, principalmente a reforma trabalhista que entra em vigor no próximo dia 11.

“O objetivo dessa campanha é fazer com que os homens se aproximem mais das Unidades Básicas de Saúde. São onde podem realizar o cuidado preventivo de sua saúde, pois eles tipicamente só procuram o serviço de saúde quando são acometidos por alguma doença. E nosso foco é a prevenção”, explica o presidente da UGT-AM, Antonio Mardonio.

“Quem tem de morrer é o seu preconceito”, disparou Pedrinha Lasmar, secretária para Assuntos Comunitários da UGT-AM. “É preciso se conscientizar que todos nós, homens e mulheres, temos de nos prevenir para conseguirmos qualidade de vida. Não é preciso deixar para a última hora e sofrer com isso”, avisou.

Mardonio aproveitou o momento para criticar a reforma trabalhista que só vem trazer prejuízos para os trabalhadores e o movimento sindical como um todo.

“Como sindicalista e representante de uma das maiores centrais sindicais do País, quero dizer que nós temos de nos reinventar enquanto organização sindical, pois a política neoliberal que visa os interesses do patrão imposta pelo governo Temer chega para retirar dos trabalhadores muitos direitos conquistados com muita luta. Não podemos cruzar os braços diante dessa empreitada do governo golpista. Vamos lutar unidos para assegurar os nossos direitos”, enfatizou.

Participam da campanha Novembro Azul 2017 como parceiros da UgT-AM o Rotary Internacional, Nova Central Sindical, Projeto Jaraqui, InterDígitus, Projeto Amigos Solidários, Instituto Mãos Que Criam, Instituto Imacriart, Polícia Militar e Expresso Coroado.