Protesto contra a reforma trabalhista é destaque na abertura do 7º Congresso dos Condutores/SP

09/11/2017

Os delegados(as), representando mais de 40 mil trabalhadores(as) em transportes de todas as garagens de ônibus do sistema, acompanharam atentamente a abertura do 7º Congresso da categoria na tarde desta quarta-feira (08/11), na cidade de Santos. Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), esteve presente.

O presidente Valdevan Noventa abriu os trabalhos da mesa composta por um seleto grupo de autoridades políticas e sindicais .

Agradeceu a presença de todos e, em especial a Deus, que o colocou nesta condição de liderar uma das maiores categorias profissionais deste País. “Virão tempos difíceis, a reforma trabalhista é uma realidade e precisamos estar preparados para enfrentá-la. Por isso, faço um chamamento para a união. Vamos valer a lei da semeadura para colhermos lá frente os frutos da unidade e das nossas lutas. Um ótimo Congresso para todos nós”.

Após o hino nacional, foi passado um vídeo emocionante trazendoum histórico da vida do saudoso Secretário de Saúde, Luciano, junto aos seus familiares e companheiros de militância sindical e da garagem da Viação Dutra. Sob aplausos, Darlan da Silva Santos recebeu das mãos do presidente Noventa uma placa que homenageia o seu irmão.

A cada discurso o mesmo tom de indignação e revolta contra a reforma trabalhista que retira direitos e enfraquece as organizações sindicais. Se por um lado as mudanças baixam os custos com os trabalhadores, por outro os empresários vão encher o bolso de dinheiro.

Essa reforma, aprovada de forma sorrateira no Congresso Nacional, não é o fato mais grave, para alguns dirigentes. Uma Portaria deste Governo, bancado pela elite econômica, libera o trabalho escravo no Brasil.

O deputado estadual e presidente do PTB/SP, Campos Machado, parabenizou Noventa por ser um homem de coragem. “Política sindical não é para covardes e nem para gente desleal. Os condutores têm a sorte de ter um presidente dessa qualidade e comprometido em defender a qualquer preço o emprego dos cobradores e os direitos dos trabalhadores. Conte comigo, Noventa. Se precisar vamos à justiça para impedir que impedir o fim dos cobradores”.

O Secretário Municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, que esteve reunido com a direção do Sindicato discutindo uma pauta na tarde de ontem (07/11), reiterou sua disposição de trabalhar conjuntamente para melhorar as condições de estruturais nos locais de trabalho, sobretudo, as condições sanitárias”.

A política também pautou a abertura do Congresso. O alerta foi feito. Em 2018, haverá eleições e todos têm a obrigação de não reconduzir os parlamentares que envergonham o povo brasileiro.

Edivaldo Santiago, secretário de finanças do Sindicato, disse que o Congresso da categoria acontece em um momento extremamente difícil do País, mas o presidente Noventa, sempre com sua determinação, superou obstáculos para que este momento histórico acontecesse. “Apesar de tudo que nós, condutores, passamos, este foi o mandato que mais conquistamos. Aliás, eu e o companheiro Noventa estamos juntos neste grande projeto e ninguém vai nos separar”.

No encerramento do primeiro dia de Congresso, o presidente do Sindicato agradeceu os membros da mesa que contribuíram para o enriquecimento dos debates e todos congressistas.

Lideranças políticas e sindicais no Congresso!

Johnatan Noventa, vereador de Taboão da Serra; Isac Félix, vereador de São Paulo; Givanildo Campos (PDT/SE); Chiquinho dos Padeiros e Canindé Pegado, diretores da UGT, Ricardo Patah, presidente da UGT; José Calixto Ramos, presidente nacional da NCST; Luiz Gonçalves, presidente da NCST/SP; Adislon, presidente da CTB); Brinquinho e Marrom, dirigentes do Sindicato dos Rodoviários de Guarulhos; Toré (Rodoviários/SP); Gregório Poço, presidente do CMTC Clube; Alcides Amazonas, ex-vereador e deputado estadual; Pestana, presidente da FTTRESP; Tiê, diretor da CNTTT; Jilmar Tatto, ex-deputado federal e ex-secretário municipal dos transportes; Ribeiro, presidente da União dos Aposentados/SP e diretor da COBAP; Aldo Rebelo, ex-deputado federal e ex-ministro dos transportes; Natalício Ferreira Alves, presidente do Sindicargas/SP; Viola, presidente do Sind. De Cargas de Osasco; Zé Carlos Negão (CTB).

Categorizado em: Geral,