UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Com 14 feriados prolongados, trabalhador de SP terá 21 folgas extras em 2018


13/11/2017

Quem trabalha em São Paulo terá quase um mês de folga com os feriados do ano que vem. Entre as 14 datas comemorativas, metade cairá em terças ou quintas-feiras, dias que "emendam" ao fim de semana. Os outros sete feriados serão celebrados em segundas ou sextas. Ao todo, são 21 dias de folga durante o ano. Em 2017, foram 16.

 

No entanto, segundo a economista Juliana Inhasz, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de proporcionar um descanso extra, os feriados influenciam negativamente o comércio e a indústria. Para Juliana, o grande número de feriados prolongados reduz a produção econômica, pois menos pessoas estarão trabalhando.

 

"O problema não é só deixar de produzir. É ter uma estrutura de custo que continua correndo", diz. "De uma forma geral, a gente produz menos, mas acaba gastando exatamente a mesma coisa", observa a especialista.

 

De acordo com Juliana, o comércio e a prestação de serviços são os setores mais prejudicados com a mudança. "Quando falamos de comércio, uma parte significativa do salário dessas pessoas vem de comissão", diz a economista. "Então, se você não trabalha no dia, tem menos comissão. Se você trabalha no feriado prolongado, pode ter uma cidade vazia e vender menos, o que também reduz a comissão."

 

No setor das indústrias, a economista diz que o prejuízo fica por conta do pagamento de encargos que aumenta o custo de manter a produção contínua.

 

Turismo

 

O lado positivo dos "feriadões", diz Juliana Inhasz, fica com a movimentação no turismo. No entanto, a lenta recuperação da crise econômica e a redução da produção são fatores que reduzem as expectativas para o setor.

 

"Se as pessoas produzem menos, elas terão menos dinheiro para gastar no feriado", diz Juliana. Segundo ela, as incertezas quanto a 2018 também podem influenciar a recuperação econômica.

 

Veja a lista dos feriados de 2018:

 

Confraternização Universal - 1º de Janeiro (Segunda)

 

Aniversário de São Paulo - 25 de Janeiro (Quinta)

 

Carnaval - 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça)

 

Quarta-feira de Cinzas - 14 de Fevereiro (Quarta)

 

Paixão de Cristo - 30 de Março (Sexta)

 

Tiradentes - 21 de Abril (Sábado)

 

Dia do Trabalho - 1º de Maio (Terça)

 

Corpus Christi - 31 de Maio (Quinta)

 

Data Magna do Estado - 9 de Julho (Segunda)

 

Independência do Brasil - 7 de Setembro (Sexta)

 

Nossa Senhora de Aparecida - 12 de Outubro (Sexta)

 

Finados - 2 de Novembro (Sexta)

 

Proclamação da República - 15 de Novembro (Quinta)

 

Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro (Terça)

 

Natal - 25 de Dezembro (Terça)

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.