CONTEC representa UGT na IV Conferência Mundial sobre Erradicação do Trabalho Infantil

17/11/2017

Aconteceu na última terça-feira (14), em Buenos Aires, a abertura da IV Conferência Mundial sobre Erradicação do Trabalho Infantil. O evento é organizado pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Argentina, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Conferência tem a participação de 193 países, que vão discutir estratégias para avançar na erradicação do trabalho infantil até 2025, conforme proposto pela Meta 8.7 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi representada pela diretora de finanças da CONTEC, Rumiko Tanaka.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem obtido sucesso na sua política de erradicação do trabalho infantil.

A pesquisa aponta uma queda no número de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração pelo trabalho no país, caindo de 3,3 milhões de crianças encontradas nessa situação em 2014 para 2,7 milhões em 2015, sendo em sua maioria crianças e adolescentes na faixa de 5 e 17 anos.

A IV Conferência discute políticas ativas de inclusão social e econômica, em correspondência com a geração de emprego jovem de qualidade e os objetivos listados na Agenda 2030.

Categorizado em: Geral,