UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT no Fórum Regional sobre Implementação da Convenção 169


24/11/2017

Idjawala Rosa Karajá, secretário para Assuntos dos Povos Indígenas da União Geral dos Trabalhadores (UGT), representou a Central no Fórum Regional sobre Implementação da Convenção 169, que aconteceu em Lima, no Peru, nos dias 23 e 24 de novembro.

 

Idjawala falou sobre a situação dos indígenas no Brasil a representantes de governos, empregadores e trabalhadores de 13 países participantes do evento: “Os povos indígenas estão presentes em 80% dos municípios brasileiros. Apesar disso, há resistência no processo de implementação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante, em todo território nacional, consulta prévia, democrática, transparente e de boa-fé aos povos indígenas e comunidades tradicionais. Atualmente, manifestações dessa população têm sido constantes porque, além de estarmos politicamente mais organizados, tramita no Congresso Nacional uma série de projetos que afetam diretamente as questões e os direitos indígenas, entre eles a demarcação das nossas terras e a violência que nos assola”.

 

O objetivo do Fórum foi avaliar necessidades e iniciativas para criação de alianças e fortalecimento da implementação da Convenção 169. “Nossa participação foi de suma importância. Foi a primeira vez que um indígena brasileiro esteve na OIT como protagonista, para debater nossos direitos com o governo e os empregadores”, disse Idjawala. 

 

Vale ressaltar que a UGT é a única central do Brasil a ter uma Secretaria voltada aos povos indígenas.


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.