UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

16 Dias de Ativismo – Você sabe o que é?


27/11/2017

 

“16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero” é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres.

 

O movimento foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 25 de novembro 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1960 por se posicionarem contrárias ao regime do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

 

Desde sua criação, cerca de 160 países já aderiram à mobilização internacional. O Brasil integra essa rede de enfrentamento desde 2003.

 

A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Vale lembrar também que, em 6 de dezembro, aqui no Brasil, acontece o Dia do Laço Branco, em que homens são convocados a se envolver no combate à violência contra a mulher.

 

Durante os 16 dias, são realizados, no mundo inteiro, debates, palestras educativas, mobilizações e capacitações com o intuito de alertar a sociedade a não se calar diante de agressões contra as mulheres, muitas vezes, inclusive, vindas dos próprios companheiros, pais ou parentes próximos.

 

Há diferentes tipos de violência contra a mulher. Entre elas, o assédio moral, a violência sexual, a verbal ou a física. Todas devem ser denunciadas e combatidas.

 

Assista ao vídeo produzido pelo Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais: https://www.youtube.com/watch?v=DcLW7zhMA_E&feature=youtu.be

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.