UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT fortalece evento feminista no Uruguai


01/12/2017

A União Geral dos Trabalhadores participou, representada por sua secretária para Assuntos da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos Duarte, do 14º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe (EFLAC), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

 

O objetivo do encontro é contribuir para o fortalecimento da democracia na América Latina, incorporando os direitos humanos das mulheres de uma perspectiva feminista à agenda dos Estados e das sociedades.

 

Na ocasião, cerca de 2.060 mulheres, de 30 países, participaram de 82 atividades autogestionadas e o encontro foi dividido em dez eixos temáticos. “Participei do grupo de economia, em que falamos sobre inclusão das mulheres negras em sua diversidade – quilombolas, indígenas, ribeirinhas, transexuais, LGBTI. Também abordamos o alto índice de informalidade, principalmente entre mulheres negras, a perda de direitos ocasionada pela nova lei trabalhista, a necessidade de se ratificar a Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – destinada a melhorar as condições de vida de pessoas empregadas no trabalho doméstico no mundo, entre outros temas. Foi muito produtivo. Cada participante levará proposições a seu país de origem”, disse Ana Cristina.

 

No encerramento,  participantes do EFLAC se uniram à tradicional marcha das “Mujeres de Negro” num movimento chamado “Dos marchas, un acto: diversas, pero no dispersas”.  As marchas se "encontraram" na Avenida 18 de Julio, onde foi lida uma mensagem de Minou Tavarez Mirabal, filha e sobrinha das irmãs dominicanas assassinadas, em 25 de novembro de 1960, pela ditadura do General Trujillo  - daí o fato de 25 de novembro ser considerado o Dia Internacional de Luta contra a Violência às Mulheres.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.