UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

BC culpa queda do preço dos alimentos por desvio da meta de inflação


12/12/2017

O Banco Central culpou a queda do preço dos alimentos pelo potencial descumprimento da meta de inflação para 2017, fixada em 4,5% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

 

Na semana passada, o BC reduziu a projeção de inflação pelo cenário de mercado a 2,9% em 2017, ante 3,3% em sua última estimativa, de outubro, e abaixo do piso da meta oficial deste ano.

 

Caso a projeção se confirme, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, deverá enviar uma carta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para justificar o descumprimento. Será a primeira vez que ocorre tal situação desde que foi criado o sistema de metas de inflação, em 1999.

 

"Com a perspectiva de redução de preços da ordem de 5% no ano, o componente de alimentação no domicílio medido pelo IPCA explica grande parte do desvio da inflação em relação à meta de 4,5% vigente para o ano corrente", afirmou a instituição em ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada neste terça-feira (12).

 

O BC ainda ressaltou que os alimentos vêm compensando o choque inflacionário nos preços administrados, afetados pelas tarifas de energia elétrica, que sofreram um reajuste recentemente.

 

Na sexta (8), o IBGE divulgou que os preços medidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em novembro subiram 0,28% e, influenciados pela deflação de alimentos, ficaram abaixo do esperado pelo mercado.

 

Para 2018, o BC passou a ver a alta do IPCA em 4,2%, contra 4,3% antes, e manteve seu cenário em 4,2% para 2019. O cenário de mercado supõe Selic de 7% ao fim deste ano e do próximo e de 8% ao fim de 2019.

 

Pesquisa Focus mais recente do BC, que ouve semanalmente uma centena de economistas, mostrou que a estimativa deste ano é que a inflação ficará abaixo da meta, o que deixa o caminho aberto para juros menores.

 

CAUTELA

 

O Banco Central informou que mantém sua "liberdade de ação" para decidir os próximos passos da política monetária daqui para frente, mas ressaltou que suas decisões serão tomadas com "cautela", mantendo o caminho pavimentado para novo corte, porém menor, da taxa básica de juros no início de 2018.

 

"Houve consenso em manter liberdade de ação, mas sinalizar que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária", afirmou na ata.

 

Na semana passada, o BC reduziu a Selic para a mínima histórica de 7% ao ano, deixando a porta aberta para nova redução adiante, mas ressaltando que encarará a investida com "cautela".

 

Isso porque o BC deixou claro que os passos seguintes estão mais sensíveis a eventuais mudanças no cenário de riscos o que, para analistas, foi uma sinalização sobre como será o desfecho da reforma da Previdência. E reforçou essa visão na ata.

 

"Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária", disse no documento.

 

"Essa visão para a próxima reunião é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores", acrescentou.

 

O atual ciclo começou em outubro de 2016, quando a Selic foi reduzida em 0,25 ponto percentual, a 14% ao ano. A investida de agora dá sequência à estratégia do BC de seguir cortando os juros e impulsionar a atividade num quadro de inflação baixa, expectativas ancoradas e recuperação econômica ainda gradual.

 

Diante da conjuntura, a maioria dos agentes econômicos já esperava nova dose de afrouxamento monetário em fevereiro, primeira reunião do Copom em 2018, de 0,25 ponto percentual.

 

A reforma da Previdência, em especial, tem sido sinalizada pelo BC como fundamental na política monetária, por ter capacidade de melhorar as contas públicas do país. O governo, no entanto, vem enfrentando forte resistência política no Congresso para tentar tirar a matéria do papel. 

 

Fonte: Folha de SP


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.