UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Coletor conquista aposentadoria especial e integral graças à iniciativa e respaldo do Siemaco


14/12/2017

O Siemaco, entidade fliada à União Geral dos Trabalhadores (UGT), viveu um momento muito especial de sua história, na terça-feira (5).  Após quase um ano de trabalho intenso do Departamento Previdenciário, e um passado de luta política e judicial pelo reconhecimento da insalubridade para os coletores de lixo, o trabalhador Heli Gonçalves, coletor da empresa Loga (Garagem Vila Maria), foi o primeiro profissional a conquistar o direito da Aposentadoria Especial, com benefício integral.

 

A decisão da Juíza Federal da1a Subseção Judiciária SP - JEF 3ª região, Luciane Aparecida Ramos, garantirá jurisprudência para os demais casos que estão em julgamento. Três coletores aguardam a decisão de seus processos, um serviço prestado gratuitamente aos trabalhadores filiados ao sindicato, pelo Departamento Judiciário do Siemaco.

 

Alívio do peso nas costas

Apesar de ter apenas 53 anos, há 27 anos Heli trabalha correndo atrás de caminhões de coleta, embaixo de sol, chuva e carregando toneladas de resíduos sólidos descartados pela população de São Paulo. Mineiro de Barreira Grande, ele migrou para a capital paulista em 1990, com a esposa e a filha recém-nascida, em busca de oportunidade. Antes havia trabalhado como agricultor, no reflorestamento de eucaliptos.

 

Aliviado, ele conta que pretende descansar e usufruir da aposentadoria. Pela lei, após a Aposentadoria Especial, o trabalhador é obrigado a abandonar a função original, que levou ao benefício, porém poderia ser reabilitado e continuar trabalhando numa nova atividade.

 

A boa forma física de Heli, que mede 1.73m e pesa 78 quilos, esconde as mazelas adquiridas ao longo de décadas de trabalho. “As minhas pernas e costas doem, já não é tão fácil coletar como antes”, contou. Há três anos ele atua na coleta seletiva, considerada mais leve, porém afirma que hoje em dia corre ainda mais, pois há mais setores a coletar e o peso é grande!

 

“Estou muito feliz, recebi uma benção de Deus”, disse Heli. “Eu quero viver um pouco mais tranquilo, aproveitar a vida melhor”, confessou. O plano é deixar a rotina pesada, que se inicia às quatro horas da manhã para conseguir chegar ao trabalho a tempo de iniciar a jornada diária, que começa às 6H40min.

 

Gratidão ao sindicato

Pego de surpresa, pois não recebeu os recados deixados pelo Departamento Previdenciário sobre a concessão da Aposentadoria Especial, Heli pegou carona com um carro do sindicato, que o esperava na primeira hora da manhã dessa terça para ir assinar os documentos, na sede do Siemaco. Feliz da vida, apesar da timidez de mineiro, ele comemorou discretamente e agora pretende celebrar a mesma vitória pela esposa Maria de Lourdes, auxiliar de limpeza da área hospitalar, também filiada ao Siemaco.

 

Foi ela quem levou os documentos de Heli para o sindicato, no final de 2016, para serem analisados. “Eu não podia faltar do serviço”, justificou.

 

Na época, os assessores sindicais divulgaram a campanha convocando os coletores e varredores com mais de 20 anos na função, numa ação pioneira para garantir o direito a Aposentadoria Especial aos trabalhadores que têm o benefício da insalubridade, conquistado em Convenção Coletiva de Trabalho, pelo Siemaco. Agora, o Departamento Previdenciário do Siemaco pretende lutar pela Aposentadoria Especial para os auxiliares de limpeza, e Maria de Lourdes poderá ser a próxima contemplada pelo benefício.

 

Conquistas de um trabalhador digno

Um cunhado, então coletor, indicou Heli para trabalhar na coleta, em 1990. Com a força de agricultor ele não demorou a se adaptar. Iniciou na Vega Sopave e não parou mais.

 

Recorda que a profissão melhorou muito, também com a ajuda do sindicato. No passado, ele começava cedo e não tinha hora para terminar o serviço. A rotina dura, embaixo de sol e chuva, continua a mesma.

 

Heli se acidentou apenas duas vezes ao longo de 27 anos.Na primeira estava no alto de estribo, quando o caminhão passou por duas lobadas e ela foi arremessado para fora. A perna ficou bem machucada e levou 15 dias para cicatrizar. Na segunda, os cacos de vidro descartados de forma errada furaram o saco plástico e rasgaram novamente a perna. Foram necessários sete pontos para costurar.

 

Dono da própria casa, pai de duas filhas e uma neta, Heli é o terceiro de nove irmãos e o único que vive na cidade grande, pois os demais preferiram continuar em terras mineiras. Vindo de uma família sólida, agora poderá desfrutar da tranquilidade e dedicar mais tempo para as quatro melhores que, certamente, irão garantir a ele a vida que pediu a Deus.

 

Conquista de um sindicato de luta

O diretor do Siemaco, Elmo Nicácio, recebeu o apelido de Lagoa quando atuava como coletor da Loga, onde conheceu Heli. Emocionado, ele espera que o colega seja o primeiro de muitos coletores a conquistar a Aposentadoria Especial com a ajuda do sindicato. “Ele sempre foi um homem tranquilo, trabalhador assíduo, esfoçado e competente”, contou Lagoa, que trabalhou durante 15 anos na rua.

 

Com a experiência de quem também carregou o peso do lixo, ele sabe muito bem a importância da conquista sindical em garantir o direito à insalubridade para os coletores e varredores, após negociação com o patronato. “Esperamos que Heli seja o primeiro de muitos a terem este benefício, que garante aposentadoria integral para o nosso trabalhador. Também que trabalhadores de todo o Brasil conquistem a Aposentadoria Especial, a partir da iniciativa do Siemaco SP”, afirmou.

 

Para o coordenador jurídico do Siemaco, Márcio Sérgio Matos, o trabalho do Departamento Previdenciário, sempre respaldado pelo presidente do Siemaco, Moacyr Pereira, continua com mais ânimo após esta primeira vitória. “Temos três coletores que já estão aptos e poderão ser beneficiados em breve, com a Aposentadoria Especial, pois o processo de Heli deve servir de base para julgamentos posteriores”, ressaltou.

 

Desde janeiro de 2017, foram analisadas mais de 200 carteiras de trabalho de coletores e varredores, contou Márcio. Para 2018, segundo ele, muitos trabalhadores estarão aptos para se aposentar com o benefício integral. Se depender do Siemaco e do Departamento Previdenciário, o próximo passo será estender o mesmo trabalho para os auxiliares de limpeza que têm o direito à insalubridade no desempenho de suas funções.

 

Heli, que receberá os seus direitos retroativamente, continuará a desfrutar, mesmo inativo, de todos os benefícios garantidos pelo sindicato aos trabalhadores das categorias representadas. Toda a equipe do Siemaco SP parabeniza o primeiro aposentado especial e agradece pela confiança de Heli Gonçalves!

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.