UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Licitação dos Transportes: Sindicato dos Motoristas prevê caos urbano em São Paulo


11/01/2018

O presidente do Sindicato dos Motoristas, Valdevan Noventa, deve chamar o prefeito João Dória e o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, para uma reunião em caráter de urgência. Isso porque a Prefeitura pretende retirar mais de mil ônibus de circulação das ruas da cidade, o que pode acarretar um verdadeiro caos urbano, comprometendo o dia-a-dia de cerca de 2 milhões de usuários do transporte público e desempregando mais de 4 mil pessoas.

 

A publicação da minuta do edital de licitação do sistema de transporte coletivo foi realizada no último dia 21 de dezembro, pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMT), anunciando a brusca redução de veículos na maior cidade do País.

 

Para quem não sabe, atualmente a frota contratada é de 14.444 veículos, sendo 8.477 do subsistema estrutural e 5967 do subsistema local. Já pelos editais, este número cai para 13.603 veículos, sendo 4.389 do subsistema estrutural e aumenta a frota do local: 9.214 ônibus, dos quais 5.856 ônibus no Grupo de Distribuição e 3.358 ônibus no Grupo de Articulação Regional.

 

“Isso causará um verdadeiro caos no dia a dia de São Paulo. Essa reorganização da rede de transporte não tem nenhum respaldo técnico que garanta a eficácia de sua implantação”, afirmou o presidente do Sindicato.

 

Valdevan Noventa afirmou ainda que convocará uma reunião com o prefeito João Dória e o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, para discutir a reavaliação da proposta. “A posição da Prefeitura vai determinar ou não a mobilização da categoria para uma grande luta pela manutenção dos postos de trabalho. Queremos dialogar e convencer as autoridades que esse não é o melhor caminho, caso contrário, nenhum ônibus sairá das garagens”, concluiu o presidente.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.