UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comérciários do Pará pedem reposição de perdas e ganho real de 2%


22/01/2018

Os comerciários liderados pela Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Pará e Amapá (Fetracom-PA/AP) já encaminharam, aos sindicatos patronais das mais diversas áreas do setor, proposta de reajuste salarial referente à data-base de 1º de março. Eles reivindicam, entre outras coisas, reposição das perdas com a inflação e aumento real de 2%.

 

A campanha foi antecipada, segundo explicou o presidente da Fetracom-PA/AP, José Francisco de Jesus Pantoja Pereira, em razão da aprovação, ano passado, da reforma trabalhista. Assim, a assembleia geral das mais variadas categorias do comércio aconteceu no dia 15 de dezembro do ano passado e a proposta já foi encaminhada aos sindicatos patronais que, até então, ainda não se pronunciaram.

 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Supermercados (SINTCVAPA), Antonio Caetano, "provavelmente eles não vão se pronunciar e teremos de partir para o dissídio coletivo, a exemplo do que aconteceu no ano passado", quando a decisão de reajuste só aconteceu com o julgamento do processo, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

 

Contudo, pondera Caetano, "a gente começou a campanha com bastante antecedência. Ainda há bastante tempo para que patrões e empregados se reúnam para discutir as bases do acordo". Por sua vez, Zé Francisco explica que uma das questões mais importantes, na discussão, é a manutenção das cláusulas celebradas em convenções coletivas dos anos anteriores, que contém conquistas dos trabalhadores e que a Fetracom-PA/AP tentará manter.

 

Da campanha participam, além dos trabalhadores em supermercados, empregados no comércio de Belém e do interior do Estado, funcionários de supermercados, lojas e magazines de Ananindeua e Marituba, trabalhadores de Castanhal, funcionários de empresas de serviços funerários, materiais de construção e revendedores de veículos, entre outros.

 

Procurado, o presidente do Sindicato das Empresas de Comércio de Supermercado e Autosserviços do Pará (Sindespa), empresário Fernando Brito, disse que se encontra fora do Estado e que só retorna a partir do dia 31 de janeiro. Ele não forneceu detalhes acerca das negociações.


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.