UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2
Home | Notícias
Home | Notícias

NOTÍCIAS

Aumenta o número de vagas no comércio atacadista, mas rotatividade assusta, afirmam sindicalistas


31/01/2018

O comércio atacadista no estado de São Paulo criou 1.137 empregos com carteira assinada em novembro do ano passado, resultados de resultado de 14.011 admissões e 12.874 desligamentos. Os dados, divulgados hoje (29), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

 

Novembro foi o oitavo mês consecutivo em que houve mais contratações do que demissões no setor, que encerrou o mês com um estoque ativo de 500.159 vínculos trabalhistas formais, crescimento de 1,2% em relação a novembro de 2016. Segundo a Fecomercio, o número total de empregados com carteira assinada do setor não ultrapassava a barreira dos 500 mil trabalhadores desde novembro de 2015.

 

“O mercado de trabalho do comércio atacadista no estado segue em trajetória de recuperação, apoiado nas chamadas atividades essenciais, como alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e de higiene pessoal. A melhoria do consumo das famílias e o consequente impacto positivo no comércio varejista resultam também em bons números em termos de receitas e expectativas no setor atacadista”, destacou a entidade, em nota.

 

Para Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, “sempre é uma boa notícia o aumento de empregos com carteira assinada, principalmente no momento em que o País passa por uma das mais fortes recessões de sua história. Mas ao se olhar para as 12.874 demissões ocorridas em novembro, dois meses após o reajuste da salarial da categoria que é em setembro, não existe muito a se comemorar. A rotatividade do emprego é muito alta. Isso porque essas demissões tem por objetivo reduzir o impacto do reajuste salarial e as novas contratações significam a reposição do quadro só que com salário inferior.


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.