Sinpospetro-Campinas capacita equipe sobre Saúde e Segurança do Trabalho

07/02/2018

Promovido pelo sindicato durante toda a manhã da terça-feira (6), o curso sobre Saúde Ocupacional e Gestão em Segurança do Trabalho reuniu na sede da entidade, em Campinas-SP, trinta participantes, entre funcionários e membros da diretoria da entidade e das suas quatro subsedes, localizadas nas cidades de Indaiatuba, Americana, Limeira e Mogi Guaçu. Ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho e sócios da empresa de cursos profissionalizantes CEPROARA, Alexandre Piva e Rodrigo Eduardo Borges,a iniciativa teve como objetivo informar e conscientizar sobre a importância da antecipação das ameaças de acidentes e doenças do trabalho bem como do reconhecimento das nomenclaturas que versam sobre as etapas relacionadas à avaliação dos riscos a que estão sujeitos os trabalhadores da categoria. “A capacitação leva a um melhor atendimento dos trabalhadores”, pontua Francisco Soares de Souza, presidente do sindicato. ” A abordagem à nomenclaturas essenciais ao entendimento da saúde ocupacional, tais como PCMSO, PPRA,PCMA, LTCAT, e PCA, além de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) levou a um melhor entendimento sobre a importância da verificação sobre o preenchimento correto destes documentos, pelas empresas, e sua relação com os processo de homologação, e mesmo para o trâmite da aposentadoria especial, na opinião de Eva Amorim, assiste administrativa do sindicato.Emitido pelas empresas, o PPP configura importante item no rol de documentos necessários ao pedido de aposentadoria especial, benefício a que tem direito trabalhadores em posto de combustíveis com tempo de contribuição de 25 anos em atividades periculosas e/ou insalubres. Tais siglas derivam da NR nº 9 e n° 7, Normas Regulamentadoras que versam principalmente sobre a Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, e avaliação destes riscos e da implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, entre outros.

Francisco Soares, ao final do curso, ao lado de Raimundo Nonato dos Santos, (Biro), secretário geral do sindicato e idealizador da iniciativa, afirmou que tenciona instituir na entidade um cronograma permanente de cursos voltados à capacitação profissional e à conscientização de direitos, para a equipe e também trabalhadores- frentistas.

Categorizado em: Geral,