Veja o melhor horário para pegar estrada no feriado de carnaval

09/02/2018

O feriado de carnaval deve fazer com que 2,7 milhões de veículos circulem pelas rodovias da região metropolitana, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

As concessionárias das vias que levam ao interior estimam que o fluxo se torne intenso a partir das 15 horas de sexta-feira (9), enquanto o caminho para o litoral deverá estar mais carregado já no período da manhã.

Saiba quais são os melhores e os piores horários para pegar a estrada:

Anhanguera e Bandeirantes

A Operação Carnaval do Grupo CCR, que espera 637 mil veículos em suas estradas, terá início à 0h de sexta-feira (9) e seguirá até às 24h de quarta-feira (14).

Estima-se que os horários de maior movimento nas rodovias sejam:

Sexta-feira (9), entre 14h e 22h, sentido interior;

Sábado (10), entre 6h e 14h, sentido interior;

Terça-feira (13), entre 10h e 18h, sentido capital;

Quarta-feira (14), entre 9h e 17h, sentido capital.

Ayrton Senna e Carvalho Pinto

A previsão de tráfego da Ecopistas para o Carnaval é de que entre 1,2 e 1,3 milhão de veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, nos dois sentidos, de 9 a 14 de fevereiro.

Ao longo do feriado prolongado, no sentido interior, a movimentação deve ser maior das 15h às 19h de sexta-feira, e das 8h às 12h do sábado. Em direção à capital, a previsão é de que o tráfego seja mais intenso entre 12h e 19h de terça-feira, e das 15h às 18h da quarta-feira de cinzas.

Castello Branco e Raposo Tavares

A concessionária Viaoeste diz que nesta sexta-feira, os horários de maior movimento devem ser entre 14h e 22h; no sábado, entre 6h e 14, no sentido Interior. Já na terça-feira, os horários de maior tráfego são entre 10h e 18h e na quarta-feira, entre 9h e 17h, no sentido capital.

Sistema Anchieta-Imigrantes

A Ecovias espera a passagem de 300 mil a 500 mil veículos em direção à Baixada Santista, de 0h de quinta-feira (8) até às meia noite de terça-feira (13).

A Operação Descida será implantada na sexta-feira (9), a partir das 9h, com previsão de permanência até às 21h de sábado (10) e de domingo (11), das 8h às 12h. Os motoristas terão como opção as pistas Norte e Sul da Anchieta e a Sul da Imigrantes para descer. O maior movimento de veículos é esperado na manhã desta sábado, segundo a concessionária.

Já a Operação Subida deve ocorrer a partir de segunda-feira (12), das 17h à 1h de terça-feira (13), e de terça, das 9h até a madrugada de quarta-feira (14).

Oswaldo Cruz, Mogi-Bertioga, Rio-Santos, Padre Manoel da Nóbrega, Floriano Rodrigues Pinheiro e Raposo Tavares

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que não tem estatísticas sobre o fluxo de veículos nas estradas sob sua administração.

No Feriado de Carnaval é esperado grande movimento entre 9h e 24h de sexta-feira, e entre 24h e 23h de sábado. No domingo, o movimento será intenso durante todo o dia, das 7h às 23h. Na segunda-feira, deve haver fluxo intenso entre 7h e 23h. E no dia 13 de fevereiro, terça-feira, o movimento intenso deve durar das 7h às 2h de quarta-feira (14).

Régis Bittencourt

A concessionária Arteris informa que cerca de 930 mil veículos devem passar pela rodovia em virtude do feriado. O movimento deve ser mais intenso no período da manhã de sexta, entre 16h e 24h, e sábado, entre 5h e 14h. Na volta para São Paulo, os períodos de maior movimento são: terça-feira, entre 15h e 24h, e quarta-feira, entre 5h e 14h.

Rodovia Fernão Dias

A concessionária Arteris informa que cerca de 1 milhão veículos devem passar pela rodovia em virtude do feriado. O movimento deve ser mais intenso no período da manhã de sexta, entre 18h e 24h, e sábado, entre 6h e 23h. Na volta para São Paulo, os períodos de maior movimento são: terça-feira, entre 12h e 23h59, e quarta-feira, entre 6h e 12h.

Rodovia Presidente Dutra

No trecho paulista da rodovia, o tráfego deverá ficar intenso entre 16 horas e 20 horas de sexta-feira (9) e entre 7 horas e 13 horas de sábado (10). No retorno, o tráfego deve ser maior na terça (13), das 16 horas às 20 horas, e na quarta-feira (14), das 7 horas às 13 horas.

Devem deixar São Paulo pela via Dutra 315 mil veículos, entre a zero hora de sexta-feira e a meia-noite de sábado.

Rodoanel

Durante o Carnaval deverão passar 650 mil veículos pelo Trecho Sul e 195 mil pelo Trecho Leste. Os períodos de maior fluxo devem ser na sexta-feira, entre 16h e 21h, e no sábado, entre 10h e 12h e 16h e 21h. Na quarta-feira entre 7h e 10h e entre 16h e 21h.

No Trecho Oeste estima-se que cerca de 1,2 milhão de veículos utilizem a rodovia entre a próxima sexta e terça-feira. O maior movimento estará concentrado na sexta-feira, entre 15h e 21h, sentido Litoral Sul (entre Castello e Raposo). Na volta do feriado, a previsão é de tráfego normal em ambos os sentidos.

Categorizado em: Geral,