Trabalhadores ocuparam as ruas de BH, em protesto à reforma da Previdência

22/02/2018

A chuva bem que deu o ar da graça, mas não conseguiu impedir que lideranças sindicais da UGT e demais centrais sindicais, militantes, trabalhadores de várias categorias e representantes de movimentos sociais, populares e estudantes ocupassem a Praça Sete, no Centro de BH, na tarde dessa segunda-feira, 19/02/18.

Foi mais um ato público unificado em protesto à reforma da Previdência e todas as mazelas que a proposta do governo representa para a classe trabalhadora e a população brasileira.

Tão logo a chuva diminuiu, centenas de bandeiras ocuparam a Praça Sete e parte das avenidas Afonso Pena e Amazonas, reafirmando a unidade do movimento sindical em torno da luta contra a retirada de direitos.

A manifestação foi seguida de marcha até a sede do INSS, próximo ao local, e de um abraço simbólico ao prédio da Previdência Social. Antes, nos carros de som ocupados pelas centrais sindicais, foram lidos os nomes dos deputados federais e senadores mineiros que votaram a favor da reforma trabalhista.

A mobilização, convocada em nível nacional, foi agendada para o dia 19/02, por ser esta a data até então prevista para o início da tramitação, no Congresso Nacional, da PEC 287/2016, que altera as regras da aposentadoria no País.

A tramitação da Proposta de Emenda Constitucional foi suspensa, segundo o governo, em função da intervenção federal no Rio de Janeiro. Mas, para as lideranças sindicais, o recuo se deve, em grande parte, à pressão popular contra tamanho ataque aos direitos dos trabalhadores.

Pressão, inclusive, que respingou na base de apoio ao governo que, sabidamente, não tem mais votos suficientes para aprovar a PEC e as mudanças propostas nas regras de concessão da aposentadoria.

Categorizado em: Geral,