UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2
Home | Notícias
Home | Notícias

NOTÍCIAS

UGT-MG fala sobre a situação da mulher no mercado de trabalho em reunião do CETER


12/03/2018

O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (CETER) realizou sua primeira reunião ordinária de 2018 na manhã desta quinta-feira, 08/03. Coincidentemente, no Dia Internacional da Mulher.

 

Coube à diretora de Comunicação e representante da UGT-MG no CETER, Fernanda Sampaio, a tarefa de provocar a reflexão sobre a data. De acordo com ela, o dia merece, sim, ser comemorado, em função das conquistas alcançadas. Mas não apenas isso, pois ainda há muitos desafios a serem superados.

 

É uma data para também trazer à tona, mais uma vez, as desigualdades de gênero que ainda persistem e reforçar a necessidade da mudança de comportamento com vistas à construção de uma sociedade realmente igualitária. 

 

Uma sociedade onde as mulheres não sejam preteridas no mercado de trabalho simplesmente por serem mulheres e que não sejam discriminadas por uma questão de gênero.

 

Fernanda lembrou, por exemplo, que as mulheres continuam recebendo menos que os homens para desempenhar a mesma função, ainda que tenham maior qualificação. E sua participação nos cargos de chefia é infinitamente menor. “Queremos ser respeitadas e valorizadas em nossos direitos”, afirmou.

 

Prêmio Empresa Inclusiva para trabalhadores com Deficiência

 

Durante a reunião do CETER na manhã desta quinta-feira, 8/03, foi apresentado também o “Prêmio Empresa Inclusiva para Trabalhadores com Deficiência”, iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

 

O objetivo é mapear, valorizar e divulgar boas práticas realizadas pelas empresas na inclusão de trabalhadores com deficiência na região metropolitana e colar metropolitano de Belo Horizonte.

 

Empresas e empreendedores individuais com deficiência, interessados em participar, poderão se inscrever até o dia 5 de abril. O edital da primeira edição do prêmio foi publicado no dia 20 de fevereiro no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

 

O Prêmio possui três categorias: Empreendedor Individual com Deficiência; Pequenas e Médias Empresas, que abarca as empresas com até 99 funcionários; Grandes Empresas, que possuam 100 ou mais funcionários. Os inscritos deverão ter CNPJ nas cidades da Região Metropolitana ou Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

 

Moção à Samarco 

O terceiro assunto tratado na reunião do CETER foi a apreciação de uma moção de apoio à retomada das atividades produtivas da Samarco no município de Mariana

 

O documento recomenda ao governo estadual e à Assembleia Legislativa de Minas Gerais que acelerem os trâmites para possibilitar a retomada das atividades e desta forma não agravar a situação de desemprego naquela região.

 

Os conselheiros deixam claro, no entanto, que a retomada tem que se dar em total respeito à legislação e às decisões emanadas do poder judiciário. A decisão do Ceter se fundamenta na relevância da empresa para o mercado de trabalho local e regional e busca assegurar os postos de trabalho.

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.