UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Centrape inaugura sede no coração de São Paulo


14/03/2018

Foi inaugurada nesta terça-feira, 13 de março, a nova sede da Centrape - Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, localizada, agora, à Av. Paulista, 1159.

Por lidar diretamente com a terceira idade, uma das preocupações era que a sede tivesse fácil acesso. Por isso, encontra-se, hoje, próxima a estações de metrô e pontos de ônibus, numa avenida conhecida como o coração de São Paulo.

Fundada em 2004, a entidade é presidida por Canindé Pegado, que é também secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Atualmente, a Centrape conta com 244 mil associados ativos, sendo a maioria mulher e com idade entre 60 e 70 anos. Há filiados em todos os Estados do Brasil.

A Central, que é filiada à UGT, emprega hoje cerca de 40 pessoas somente em sua sede.

De acordo com Pegado, a Centrape atua na luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas de todo o País, representando-os junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e promovendo ações que visam ao bem-estar, ao lazer, qualidade de vida, segurança, educação e qualificação profissional dessa população.

Para tanto, oferece a seus associados benefícios como seguro de acidentes pessoais, reembolso de despesas médicas e hospitalares para fraturas e queimaduras, assistência nutricional, assistência residencial (por exemplo, para um chuveiro que quebra ou uma fechadura que dá problema), descontos em universidades e farmácias, assessoria técnica e jurídica e até sorteios mensais de R$ 20 mil.

“Já foram R$ 360 mil entregues em prêmios em um ano. É algo gratificante, pois muda a vida de muitas famílias. E há, ainda, ações locais, como a Semana do Idoso, cursos livres em parceria com universidades e até a Miss Terceira Idade”, conta Pegado.

Participaram da inauguração, além de toda a equipe da Centrape, os vice-presidentes da Central, Luiz Fernando Emediato e Micael Ferrone; as gerentes Maria Fernanda Leal e Thaís Spagolla Fernandes; José Carlos Oliveira, superintendente da regional Sudeste I do INSS, representando o presidente do Instituto, Francisco Paulo Soares Lopes; Sandra Helena Lima do Nascimento, diretora da Divisão de Benefícios do INSS; Marcos Afonso de Oliveira, secretário de Imprensa da União Geral dos Trabalhadores (UGT), representando o presidente nacional da Central, Ricardo Patah; Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros e secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT; Avelino Garcia, diretor da UGT; Valdir Vicente, secretário de Políticas Públicas e Assuntos dos Migrantes da UGT; Edson André dos Santos Filho e Silvana Alves de Souza, diretores do Siemaco, entidade presidida por Moacyr Pereira, secretário de Finanças da UGT nacional; e outros convidados, entre autoridades, parceiros e dirigentes sindicais.

“Ter como parceira, defensora e protetora dos aposentados e pensionistas uma entidade retilínea como a Centrape é algo não apenas importante, mas também necessário. Sem falar que é maravilhoso ver uma equipe tão jovem trabalhando por quem já fez tanto por nós. Contem com a nossa superintendência”, disse José Carlos Oliveira, do INSS.

“É bonito ver o quanto vocês cresceram e, principalmente, souberam crescer. Parabéns. Fico feliz pela nossa parceria técnica, com objetivos convergentes”, complementou Sandra Helena.

Para Chiquinho Pereira, bom seria se outras entidades do País produzissem o que produz a Centrape. “É um alento para os brasileiros, que andam tão tristes com a situação da nação, ver uma entidade querendo cuidar e trabalhando para beneficiar uma categoria tão esquecida como a dos aposentados.”

“Nosso foco é melhorar sempre e cada vez mais o poder aquisitivo e a condição de vida do aposentado, além de mantê-lo inserido na sociedade”, disse Micael Ferrone.

Reiterando essas palavras, Canindé Pegado afirmou que o caminho a percorrer ainda é longo, mas, "com dedicação, coragem e fazendo a coisa correta, a Centrape tem tudo para se tornar a maior entidade de aposentados do Brasil".

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.