Mulher comVida reúne milhares de pessoas na Cidade Tiradentes

19/03/2018

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizaram no domingo, 18, a 10ª edição do Mulher ComVida – evento que tem como principal objetivo homenagear a mulher no mês em que é comemorado o seu dia (8 de março) e incentivar a conscientização coletiva por um Brasil melhor, com qualidade de vida, união e respeito.

Desta vez, a ação foi realizada na Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo.

“Trata-se de um local estratégico e representativo, por ser tão carente de atenção, carinho e cuidado”, explicou Isabel Kauzs, secretária da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que complementou: “Este ano, mais do que nunca, o evento tem como enfoque informar, conscientizar e, consequentemente, combater todas as formas de violência contra a mulher”.

Na ocasião, os comerciários e comerciárias de São Paulo que passaram pelo local receberam uma homenagem especial: sorteios de brindes como estadias na Colônia de Férias do Sindicato na Praia Grande, edredons, entre outros.

Além disso, os associados à entidade sindical também receberam de presente kits de higiene.

“Adorei! Sou sócia do Sindicato há um ano, estou conhecendo todos os seus serviços, logo vou utilizar o ambulatório odontológico e já ganhei até brindes, além desse dia cheio de shows. Muito bom!”, disse a comerciária Joelma Pereira, de 38 anos, que curtiu o evento acompanhada de sua filha.

Para Ricardo Patah, presidente do Sindicato e também da UGT, o Mulher comVida se torna um evento ainda mais importante pelo momento por que passam o Brasil e o movimento sindical, "momento que chega a ser parecido com a ditadura, de censuras e perda de direitos".

Segundo o dirigente, "é muito importante comemorar, fazer festa, mas também é necessário expor nossa indignação e lutar para acabar com a perseguição que sofre o trabalhador brasileiro. É preciso que tenhamos consciência da corrupção que acontece no País, que acaba com a educação e com a saúde. Este é um ano de eleição e nossa maior arma é o voto. Precisamos escolher um candidato que esteja longe da corrupção e próximo do povo, dos trabalhadores. Temos que ser representados por gente como a gente, por gente que goste de gente”.

O dia foi repleto de shows. Artistas como Fernando & Sorocaba, Karol Comka, Kell Smith, Amado Batista e Thaeme & Thiago reuniram milhares de pessoas na Cidade Tiradentes. Para Oziel de Souza, prefeito dessa Regional desde janeiro de 2017, “é muito gratificante o Mulher comVida acontecer nesse local, que é o maior conjunto habitacional da América Latina, onde moram muitas trabalhadoras que fazem a diferença não apenas para a comunidade, mas para a cidade como um todo. Esse evento dá uma visibilidade para a Cidade Tiradentes, não como uma área de risco, como é conhecida, mas como um local onde também há cultura e entretenimento. E isso é uma consagração para a população e para nossa gestão”.

Participaram do evento representantes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, como as diretoras Cremilda Bastos e Rosilania Correia Lima; e da UGT, como Canindé Pegado, secretário Geral, Cássia Bufelli, secretária adjunta da Mulher, e Josi Camargo, secretária nacional de Formação da Central; além de parceiros como Marta Lívia Suplicy, presidente da Virada Feminina e da LIBRA (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil), e representantes do Siemaco, do Sindicato de Cargas Próprias, entre outros.

“As mulheres sempre estarão no plano de lutas da UGT, na busca pelos seus direitos e pela conquista de seu espaço”, disse Pegado.

“Acho importantíssima esta atividade que promove a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, sobre a importância dela ocupar espaços de decisão política. É um momento de empoderamento, que reforça que temos direito ao lazer e a homenagens como esta”, afirmou Cássia Bufelli.

Foi também de extrema importância a presença de lideranças políticas, que reforçaram o apoio às ações do Sindicato pela mulher e pela sociedade.

“O Mulher comVida é muito importante para a valorização da mulher, o combate à violência, para incentivar mais oportunidades no mercado de trabalho e a transversalidade de direitos que nós mulheres temos na Constituição, mas que, muitas vezes, não são praticados. É um evento importante para a Nação”, afirmou a vereadora Adriana Ramalho.

Quem também prestigiou o evento foi o deputado Ramalho da Construção: “A Cidade Tiradentes reúne pessoas que amanhecem e adormecem trabalhando. São as pessoas que ajudam a construir e a manter essa selva de pedra que é São Paulo. Que bom esse instrumento de serviços que é o Mulher comVida estar acontecendo aqui nessa região”.

“Esse evento é um marco na cidade de São Paulo e que dá muita visibilidade para as mulheres. Por isso, a Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Mulheres, faz questão de apoiar o Mulher comVida”, explicou Gislaine Caresia, diretora de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que citou, ainda, a importância de trazer para o evento o Ônibus Lilás.

Trata-se de uma unidade móvel, fruto da parceria do Departamento de Políticas para Mulheres com a Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários, SPTrans e Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que tem como missão prestar atendimento e esclarecimento às mulheres vítimas de violência.

Elza Paulina de Souza, coordenadora de gestão integrada da Guarda Civil Metropolitana, pertencente à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, falou sobre a importância da chamada Ronda Maria da Penha. “O veículo ronda por onde está a vítima que denuncia seu agressor. A intenção é fazer com que a mulher se sinta segura e amparada, ciente de que estamos por perto e não deixaremos que nada de mal lhe aconteça. É um projeto que une segurança com ação social. Hoje, temos duas viaturas no Centro de São Paulo e a ideia é ampliar esse atendimento para a cidade inteira.”

Durante o evento, foi citada e homenageada por todos os participantes, como forma de alerta, a vereadora Marielle Franco, morta há tiros no Rio de Janeiro no último dia 14.