UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fachada do Pateo do Collegio em SP é pichada com letras gigantes


10/04/2018

Marco histórico e turístico da capital paulista, o prédio do Pateo do Collegio, no centro, amanheceu com a sua fachada pichada, na manhã desta terça-feira (10).

 

A frase “Olhai por nois” em vermelho e com letras garrafais tomou conta da fachada do museu de Arte Sacra e da capela do complexo, que pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas.

 

Até esta publicação ninguém havia sido identificado e nem preso pelo ato de vandalismo. A Guarda Civil Metropolitana está no local, mas ainda não repassou detalhes da ocorrência.

 

Pichar monumentos históricos é crime. Quem for pego praticando o ato de vandalismo pode ser condenado a até um ano de prisão, segundo a lei de crimes ambientais.

 

MARCO ZERO

 

O Pateo do Collegio está associado à fundação de São Paulo. O local escolhido para a construção do complexo foi estratégico porque é alto e servido por dois rios: Anhangabaú e o Tamamduateí.

 

Ali, os jesuítas decidiram criar um colégio para catequizar índios. A missa que marcou a abertura dessa pequena escola, em 1554, foi escolhida, anos depois, para marcar a fundação de São Paulo.

 

Dois séculos depois, os jesuítas foram expulsos do Brasil e o espaço do colégio virou sede do governo local --que funcionou até 1930. Por trás da parede branca em frente ao pátio, há uma paróquia e um museu.

 

O museu conta com coleções de peças de arte sacra, como crucifixos, oratórios e pias de água benta, além de pinturas dos séculos 17 e 18. No espaço ainda se pode ver, por fotos, mapas e maquetes, as mudanças arquitetônicas de São Paulo.

 

Fonte: Folha de SP


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.