UGT Participa de ato no consulado colombiano

07/05/2021

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com as demais centrais sindicais coirmãs realizou, na manha desta quinta-feira (06), um ato no consulado colombiano, em São Paulo, em solidariedade a população que, desde o dia 28 de abril, vem realizando manifestações contra o governo do presidente Iván Duque e por melhorias sociais.

Segundo Josimar Andrade, diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo ressaltou que nos países democráticos, as manifestações pacíficas são legítimas, o problema que está acontecendo na Colômbia é que o governo não aceitou os atos e a repressão está sendo muito violenta.

O ato em frente a embaixada reuniu representantes do movimento sindical brasileiro que repudiaram, veementemente, o uso da força contra a população colombiana que tem todo o direito de se manifestar, seja contra ou a favor do governo.

Os protestos na Colômbia começaram em 28 de abril como uma manifestação pacífica em repúdio a uma reforma tributária e se transformou em protestos graves contra o governo conservador que chegou ao poder em 2018.

Entre as reivindicações estão: melhores condições de saúde, educação, segurança nas regiões, cessação dos abusos policiais contra manifestações, entre outros.

De acordo com dados oficiais contados até terça, pelo menos 24 pessoas morreram, mais de 800 ficaram feridas e 89 estão desaparecidas