Marcha pela Enfermagem mobiliza profissionais de todo o país pela aprovação de projetos da categoria

13/05/2021

No Dia Internacional da Enfermagem, comemorado na quarta-feira (12), profissionais se reuniram na 1ª Marcha pela Enfermagem, organizada pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), para reivindicar a aprovação do piso salarial e projetos da categoria.

Concentrados no Museu Nacional da República, o grupo saiu em carreata com um trio elétrico na Esplanada dos Ministérios, e se fixou em frente ao Congresso Nacional com faixas e apelos com o objetivo de sensibilizar os parlamentares pela tramitação das pautas que há anos tramitam no parlamento nacional.

Durante o ato, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT-DF) e diretor do Sindate-DF, Newton Batista, enfatizou que a categoria luta há anos pela valorização e reconhecimento, citando como exemplo o PL 2295/2000, fixando a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais, e o PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Parteiras, sendo uma das principais reivindicações dos profissionais.

“A enfermagem tem ganhado visibilidade durante a pandemia em todos os níveis da assistência. Estamos presentes 24h por dia, em atuação nos diferentes ciclos de vida, sendo uma profissão que se dedica ao cuidado com profissionalismo. Mas a enfermagem não aguenta mais, estamos sofrendo muito. Não se trata apenas de valorização, se trata da trabalhadores que lidam recorrentemente com a vida, e que muitas vezes acabam adoecendo diante da sobrecarga de trabalho", salientou Batista.

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) e vice-presidente do Sindate-DF, também participou da mobilização e ponderou que a Enfermagem só é lembrada em datas específicas, como a Semana da Enfermagem, ou excepcionalmente, no decorrer dos últimos meses em virtude da atuação dos profissionais expostos na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus.

Vice-presidente da Câmara recebe comissão

Uma comissão formada pelos organizadores da Marcha foram recebidos pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que assumiu um compromisso na tramitação dos projetos da categoria. O parlamentar gravou um vídeo em apoio às pautas da Enfermagem. Participaram da reunião o presidente da UGT-DF, Newton Batista, deputado distrital Jorge Vianna, e os representantes do Coren-DF, Josy Jacob e Adriano Araújo.

Enfermagem no país

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Brasil registra um total de 2.488.148. No DF, a categoria é composta por 57.963 com 3.002 auxiliares, 37.526 técnicos de enfermagem e 17.435 enfermeiros.

Desde o início da guerra travada contra a Covid-19, até a manhã desta quarta-feira (13/05), foram registrados 778 óbitos de profissionais de Enfermagem no país, de acordo com dados do Observatório da Enfermagem.

Protestos em todo o país

A mobilização organizada pelo Sindate em conjunto com a UGT-DF também foi registrada em outras cidades como Recife, São Paulo - com a interdição da Avenida Paulita -, Salvador, Manaus, Belém e Petrolina,

WhatsApp_Image_2021-05-13_at_16.20.22_1.

WhatsApp_Image_2021-05-13_at_16.20.22_2.